Quando seus empregados têm um bom
desempenho, é natural que você queira elogiá-los. Mas, como o elogio e feito pode
afetar a tomada de decisão, dizem os pesquisadores.
Como
um bom líder, você quer elogiar e recompensar seus empregados quando eles produzem
um bom resultado. Mas até mesmo os elogios bem intencionados podem ter efeitos
adversos no contexto errado, dizem os pesquisadores. Na verdade, o tipo de
elogio que você dá a um empregado tem um impacto direto na tomada de decisão do
liderado.
De
acordo com um estudo conduzido por Niro
Sivanathan da London Business School,
a maneira que o elogio impacta os empregados tem muito a ver com quais características
estão sendo elogiadas.
Ao
longo de três experimentos, os pesquisadores descobriram que os participantes
do estudo que foram confirmados em alguma característica, incluindo a
criatividade, a liderança, ou a honestidade, eram mais propensos a tomar
decisões seguras e inteligentes do que aqueles que não receberam elogios.
Parece
uma conclusão óbvia, mas veja quão é complexo:
Em
outro experimento, Sivanathan e sua
equipe de pesquisadores elogiaram um grupo de profissionais para suas
habilidades de tomada de decisão. Em seguida, os profissionais foram
questionados se continuariam investindo em um empregado de baixo desempenho que
havia contratado, ou procurariam um substituto. Os participantes cuja autoestima
tinha vinculada as suas proezas na tomada de decisão eram 40% mais propensos a
ficarem com o empregado sem brilho do que os participantes que não tinham recebido
elogio.
Em
comparação, os participantes que foram elogiados por um conjunto de habilidades
não diretamente relacionado com a contratação, como a sua criatividade, tiverem
40% a menos de probabilidade de ficarem com o empregado que era, obviamente,
uma má contratação.
O motivo: Ser elogiado por sua criatividade
significava que eles poderiam admitir a falha na tomada de decisão sobre a
contratação, e olhar para o problema a partir de uma posição mais objetiva.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
FENZI, F. L. Are You
Giving Employees the Right Kind of Praise?. Inc. Magazine. Disponível em < http://www.inc.com/francesca-fenzi/be-careful-how-you-praise-employees.html>
Acessado em 26 de Jul. de 2013.
Comentários
Postar um comentário