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Você sabe reconhecer corretamente seus empregados?



Quando seus empregados têm um bom desempenho, é natural que você queira elogiá-los. Mas, como o elogio e feito pode afetar a tomada de decisão, dizem os pesquisadores.

Como um bom líder, você quer elogiar e recompensar seus empregados quando eles produzem um bom resultado. Mas até mesmo os elogios bem intencionados podem ter efeitos adversos no contexto errado, dizem os pesquisadores. Na verdade, o tipo de elogio que você dá a um empregado tem um impacto direto na tomada de decisão do liderado.

De acordo com um estudo conduzido por Niro Sivanathan da London Business School, a maneira que o elogio impacta os empregados tem muito a ver com quais características estão sendo elogiadas.

Ao longo de três experimentos, os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo que foram confirmados em alguma característica, incluindo a criatividade, a liderança, ou a honestidade, eram mais propensos a tomar decisões seguras e inteligentes do que aqueles que não receberam elogios.

Parece uma conclusão óbvia, mas veja quão é complexo:

Em outro experimento, Sivanathan e sua equipe de pesquisadores elogiaram um grupo de profissionais para suas habilidades de tomada de decisão. Em seguida, os profissionais foram questionados se continuariam investindo em um empregado de baixo desempenho que havia contratado, ou procurariam um substituto. Os participantes cuja autoestima tinha vinculada as suas proezas na tomada de decisão eram 40% mais propensos a ficarem com o empregado sem brilho do que os participantes que não tinham recebido elogio.

Em comparação, os participantes que foram elogiados por um conjunto de habilidades não diretamente relacionado com a contratação, como a sua criatividade, tiverem 40% a menos de probabilidade de ficarem com o empregado que era, obviamente, uma má contratação.

O motivo: Ser elogiado por sua criatividade significava que eles poderiam admitir a falha na tomada de decisão sobre a contratação, e olhar para o problema a partir de uma posição mais objetiva.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

FENZI, F. L.  Are You Giving Employees the Right Kind of Praise?. Inc. Magazine.  Disponível em <  http://www.inc.com/francesca-fenzi/be-careful-how-you-praise-employees.html> Acessado em 26 de Jul. de 2013.

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