Pular para o conteúdo principal

5 maneiras de identificar um líder em potencial



Nem todo mundo tem o que é preciso. Da próxima vez que você estiver participando de uma reunião, olhe para estes cinco sinais óbvios de um grande líder.

Como um líder, uma de suas principais funções é a de identificar e desenvolver potenciais futuros líderes.

Geralmente, o ambiente mais revelador para se avaliar o potencial de liderança é em uma reunião de gestão. Justamente porque muitas vezes é rotina, prosaica, até mesmo chata, o contraste entre aqueles que têm potencial de liderança (e aqueles que não o tem) é muitas vezes alto.

Aqui estão alguns dos contrastes mais óbvios:

1.   Engajamento (Telas vs Pessoas)

Gerentes olham para as telas, os líderes se envolvem com as pessoas. Se você quiser ser levado a sério como um líder, deixe de lado as telas quando você estiver em uma reunião. Olhe para as pessoas na sala, e não em seu notebook ou smartphone. Converse com elas. Concentre-se sobre elas, e não ao seu smartphone.

Por outro lado, se você quiser ser pensado como um gerente, em vez de um líder, abra o seu notebook e comece a usá-lo durante todas as reuniões que participar. Ou pegue o seu telefone a cada sete minutos e olhe fixamente para ele. Deixe claro que o pormenor tático do dia-a-dia do seu trabalho é muito mais importante para você do que as questões estratégicas que todo mundo está discutindo na reunião.

2.   Falha

Sim, deu errado. Sim, foi culpa de “fulano”. Líderes não lamentam, deixam você se desenvolver.

3.   Simulação

"Verifique-me." é bom, "Olhe para mim!" não é.

Se você optar por chamar a atenção para si mesmo, o uso da linguagem corporal mais estudada, excesso de gestos ou roupa escandalosa, não se surpreenda ao descobrir que está consistentemente negligenciado para posições de liderança. Aqueles que já estão em posições de liderança sabem que se você está tão insegura e a liderança vai “mastigá-lo e cuspi-lo”.

4.   Compostura

Faltam apenas 11 minutos para início da reunião e você está balançando a perna debaixo da mesa como se quisesse dizer que precisa de alguma correção, e você quer que o líder confie-lhe para uma posição de liderança? Acho que não.

Se você está roendo as unhas como se o fim do mundo está se aproximando, comendo todas as balinhas na mesa como se fosse a última, ou rasgando o rótulo de sua garrafa de água como se fosse desarmar um artefato explosivo, então eu não estou 100% certo que eu quero entregar-lhe os controles delicados da minha empresa.

Os verdadeiros líderes são muito intensamente focados para ficarem agitados, também engajados para ficarem nervosos, e também envolvidos para ficarem aborrecidos.

5.   Foco

A maioria das pessoas pode participar de uma reunião durante o dia todo engajado e atento. A indicação de que você pode ser um potencial líder é o grau em que esteja envolvido e atento às 03h37 minutos da tarde, quando a carga de carboidratos do almoço e a temida leitura de uma planilha multiabas se combinam para o efeito de narcolepsia.

Assumindo que o assunto é importante, quão focado e criativo você é quando as coisas ficam excêntricas no final do dia?

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

McKEOWN, Les.  5 Ways to spot a potential leader. Inc. Magazine.  Disponível em <  http://www.inc.com/les-mckeown/how-to-spot-a-potential-leader.html > Acessado em 23 de Jul. de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Busines

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el