O professor de inovação Hal Gregersen da
INSEAD professor descreve como você pode sistematizar questões para incentivar
a criatividade e resolver problemas.
A
sua empresa está começando a estagnar? Você pode não está fazendo perguntas
suficientes.
De
acordo com Hal Gregersen, fazer
perguntas é uma ferramenta prática para ajudá-lo a crescer com novas ideias,
resolver problemas e ter diferentes perspectivas.
Para
esse fim, Gregersen desenvolveu um método
interrogatório, que ele chama de "questionamento catalítico". Ele
descreve como você pode usar o questionamento catalítico para estimular brainstorming criativo, descobrir novos
rumos para sua equipe ou empresa, envolver os seus colaboradores e determinar
soluções inovadoras.
Veja
como implementar esta estratégia:
1. Faça
a pergunta central
O
método inicia com a disposição de sua de sua equipe em torno de um quadro
branco ou de um flip chart, e o
incentivo a todos a fazerem perguntas sobre um problema específico em um estilo
sequencial. Deixe todas as suposições de lado. O objetivo é trazer "novos pontos
de vistas por meio de novas questões".
2. Envolva
a cabeça e coração
Escolha
um problema que sua equipe se preocupa e quer resolver. Certifique-se que a
"oportunidade", ou o problema (se você não é um otimista) realmente
já não tem uma solução.
3. Pergunte
tudo
Use
esse tempo para apenas fazer perguntas. Gregerson
chama isso de "conversa de puro questionamento” Um membro da equipe
escreve textualmente cada pergunta que é feita. Não devolva com respostas.
Basta manter as perguntas seguintes. Seu objetivo deve ser o de recolher de 50
a 75 questões e fazer com que cada uma seja melhor que a anterior. Não desista.
Estimule as pessoas quando a mente ficar “em branco” e faça perguntas mais
provocativas. Você precisará de paciência e persistência para esgotar a “capacidade”
de questionamento do seu grupo. O exercício deve levar de 10 a 20 minutos.
4. Encontre
o catalisador
Dê u
passo para trás e identifique a maioria das perguntas "catalisadoras".
Estas são as perguntas que o grupo não pode responder, aquelas que
"perturbam o status quo" se
você respondê-las. Você deve, então, reduzir a sua lista para três ou quatro.
5. Encontre
respostas
Agora
que você tem uma questão focada para um problema específico, é hora de
resolvê-lo. Esta etapa será diferente para cada empresa, dependendo de como
você gostaria de obter informações. Se você gosta de observar, vá a campo e
"sistematicamente observe" para obter respostas. Ou você pode obter
novas ideias em rede de relacionamento, converse com os diversos grupos que não
pensam e agem como você para obter novas perspectivas. Então, comece o trabalho
em poucos protótipos que sejam “rápidos, baratos, experiências virtuais” e
obtenha feedback sobre qual deles poderia
ser o melhor.
Após
essas etapas, reúna novamente a equipe com as respostas que surgiram e o brainstorming. Gregersen diz que você deve reunir "toda a sua nova
entrada" para criar uma melhor solução melhor. Se necessário, repita.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
YACOWICZ, Will. Get All
Your Employees to Ask Questions: 5 Steps. Inc.
Magazine. Disponível em < http://www.inc.com/will-yakowicz/employees-innovation-ask-questions.html
> Acessado em 24 de Jul. de 2013.
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