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7 dicas sobre como usar sua voz de forma eficaz em apresentações



A voz é uma importante ferramenta para inspirar e envolver o público. Para criar um impacto, ser claro, natural e expressivo, a voz precisa ser bem utilizada.

Aqui estão sete maneiras pelas quais os apresentadores podem mostrar mais entusiasmo em seus discursos.

1.   Entonação e melodia

Um discurso que é absolutamente regular, sem variação no tom e na melodia, cansará o público em poucos minutos. Então, quando fizer o treinamento para uma apresentação, decida quais as palavras e passagens merecem atenção extra e aumente o tom para enfatizar esses pontos. Mas faça isso naturalmente! Se algo parecer exagerado ou falso, o público pode se virar contra você.

2.    Volume

Considerando-se que seu objetivo é ser ouvido e obter confiança de seu público, esqueça discrição e fale de tal maneira que todos na plateia possam ouvi-lo. Para chamar a atenção do público para certas partes de um discurso, tente variar o volume, às vezes mais alto, às vezes mais suave, para que trechos selecionados se destaquem do resto. Mesmo se você estiver apresentando com um microfone, nem sempre falam baixinho. Neste caso, é preferível se distanciar um pouco do microfone e falar mais alto do que de perto. A fala não é uma conversa normal, e um apresentador não pode transmitir paixão e entusiasmo se as palavras são entregues suavemente.

3.     Clareza

Não se esqueça de articular cada palavra, para garantir a clareza de sua parte e compreensão por parte do público.

4.    Ênfase

Ainda na mesma frase, ao enfatizar diferentes palavras você pode mudar o foco de uma mensagem. Olhe: "Eu fui para o escritório do mesmo fornecedor", "Eu fui para o escritório do mesmo fornecedor", "eu fui ao escritório do mesmo fornecedor", "Eu fui para o escritório do mesmo fornecedor" Lembre-se de Robert DeNiro em uma cena de um filme famoso? Mudando a ênfase pode alterar significado e / ou implicação.

5.   Pausa

Carmen Taran observa que é raro um apresentador fazer uso de pausas. De acordo com Taran, quando as pausas são colocadas em pontos estratégicos em um discurso, podem fazer a diferença entre uma boa e uma excelente apresentação. Existem várias finalidades para as quais as pausas podem ser utilizadas: Para dar aos ouvintes a chance de absorver algo que acabou de ser dito; para gerar expectativas sobre algo que vai ser dito; para dar ao apresentador a oportunidade de pensar sobre o que vai ser dito em seguida; para permitir que o apresentador a respirar corretamente; e até mesmo dar um tempo ao apresentador de pensar antes de responder a uma questão particular.

6.     Ritmo

Se você costuma receber feedback negativo sobre a entrega mais rápida ou mais lenta de seus discursos, pratique fazer um discurso, às vezes, mais rápido e, às vezes, mais lento, para que você possa chegar a um ritmo natural. Se o discurso é entregue muito rápido, pode dificultar o entendimento e gerar ansiedade no público. Se for de forma demasiado lenta, pode cansar e aborrecer as pessoas.

7.   Tom

Deve haver coerência entre o tom do apresentador e do conteúdo que está sendo transmitido. Ninguém pode provar indignação ao falar baixinho, nem é possível demonstrar o controle de uma situação, se usando um tom desesperado. Certifique-se de internalizar o conteúdo da apresentação, verifique se ele é compatível com o que você acredita, então, defina o tom certo do discurso ou parte do discurso.

Não se esqueça de aplicar essas 7 dicas sobre como usar sua voz de forma eficaz para apresentações, você terá uma melhor performance como apresentador, uma melhor apresentação geral e um público mais entusiasta.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

SOAP PRESENTATIONS.  7 Tips on how to use your voice effectively for presentations.  SOAP.COM. Disponível em< http://soappresentations.com/7-tips-on-how-to-use-your-voice-effectively-for-presentations/  > Acessado em 26 de Jul. de 2013.

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