A
voz é uma importante ferramenta para inspirar e envolver o público. Para criar
um impacto, ser claro, natural e expressivo, a voz precisa ser bem utilizada.
Aqui
estão sete maneiras pelas quais os apresentadores podem mostrar mais entusiasmo
em seus discursos.
1. Entonação
e melodia
Um
discurso que é absolutamente regular, sem variação no tom e na melodia, cansará
o público em poucos minutos. Então, quando fizer o treinamento para uma
apresentação, decida quais as palavras e passagens merecem atenção extra e
aumente o tom para enfatizar esses pontos. Mas faça isso naturalmente! Se algo
parecer exagerado ou falso, o público pode se virar contra você.
2. Volume
Considerando-se
que seu objetivo é ser ouvido e obter confiança de seu público, esqueça
discrição e fale de tal maneira que todos na plateia possam ouvi-lo. Para
chamar a atenção do público para certas partes de um discurso, tente variar o
volume, às vezes mais alto, às vezes mais suave, para que trechos selecionados se
destaquem do resto. Mesmo se você estiver apresentando com um microfone, nem
sempre falam baixinho. Neste caso, é preferível se distanciar um pouco do
microfone e falar mais alto do que de perto. A fala não é uma conversa normal,
e um apresentador não pode transmitir paixão e entusiasmo se as palavras são
entregues suavemente.
3. Clareza
Não
se esqueça de articular cada palavra, para garantir a clareza de sua parte e
compreensão por parte do público.
4. Ênfase
Ainda
na mesma frase, ao enfatizar diferentes palavras você pode mudar o foco de uma
mensagem. Olhe: "Eu fui para o
escritório do mesmo fornecedor", "Eu fui para o escritório do mesmo fornecedor", "eu fui ao escritório do mesmo fornecedor", "Eu fui
para o escritório do mesmo fornecedor"
Lembre-se de Robert DeNiro em uma cena
de um filme famoso? Mudando a ênfase pode alterar significado e / ou
implicação.
5. Pausa
Carmen Taran observa que é raro um apresentador fazer
uso de pausas. De acordo com Taran,
quando as pausas são colocadas em pontos estratégicos em um discurso, podem
fazer a diferença entre uma boa e uma excelente apresentação. Existem várias
finalidades para as quais as pausas podem ser utilizadas: Para dar aos ouvintes
a chance de absorver algo que acabou de ser dito; para gerar expectativas sobre
algo que vai ser dito; para dar ao apresentador a oportunidade de pensar sobre
o que vai ser dito em seguida; para permitir que o apresentador a respirar
corretamente; e até mesmo dar um tempo ao apresentador de pensar antes de
responder a uma questão particular.
6. Ritmo
Se
você costuma receber feedback
negativo sobre a entrega mais rápida ou mais lenta de seus discursos, pratique fazer
um discurso, às vezes, mais rápido e, às vezes, mais lento, para que você possa
chegar a um ritmo natural. Se o discurso é entregue muito rápido, pode
dificultar o entendimento e gerar ansiedade no público. Se for de forma
demasiado lenta, pode cansar e aborrecer as pessoas.
7. Tom
Deve
haver coerência entre o tom do apresentador e do conteúdo que está sendo
transmitido. Ninguém pode provar indignação ao falar baixinho, nem é possível
demonstrar o controle de uma situação, se usando um tom desesperado.
Certifique-se de internalizar o conteúdo da apresentação, verifique se ele é
compatível com o que você acredita, então, defina o tom certo do discurso ou
parte do discurso.
Não
se esqueça de aplicar essas 7 dicas sobre como usar sua voz de forma eficaz
para apresentações, você terá uma melhor performance como apresentador, uma
melhor apresentação geral e um público mais entusiasta.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
SOAP PRESENTATIONS. 7 Tips
on how to use your voice effectively for presentations. SOAP.COM. Disponível
em< http://soappresentations.com/7-tips-on-how-to-use-your-voice-effectively-for-presentations/ > Acessado em 26 de Jul. de 2013.
Comentários
Postar um comentário