Os
líderes de negócios não existem do nada. O sucesso é sempre em relação à
concorrência. Você pode ter um ótimo produto, serviço, conceito, estratégia,
equipe, qualquer que seja, mas se ele não superar seus concorrentes de uma
maneira que seja significativa para seus clientes, você acabará por perder.
Essa
é a regra número um no mundo dos negócios: Não existem verdades absolutas, tudo
é em relação à concorrência.
Você
pode ficar na multidão e ainda continuar no negócio, mas se quer ser um
empreendedor, executivo ou líder empresarial de sucesso, há certas coisas que
você simplesmente deve aprender a fazer.
A
primeira é manter-se no topo da
competição. Aqui estão mais nove. Tente eliminar as que você não gostar,
mas não vai funcionar.
1.
Aprenda com a experiência. A experiência é o melhor professor,
mãos para baixo. Não apenas sua própria experiência, mas ideias de outras
partes, também. O ex-chefe da Intel Andy
Grove foi um mentor para Steve Jobs.
Jobs, por sua vez, aconselhou
fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin. A experiência é como uma enorme cascata, uma fonte
inesgotável de sabedoria e conhecimento.
2.
Priorize e delegue. De acordo com Fred Wilson, da Union Square
Ventures, um CEO deve se concentrar em fazer apenas três coisas e delegar o
resto: "Definir e comunicar a visão e a estratégia geral da empresa,
recrutar, contratar e reter os melhores talentos, e certifique-se que há sempre
bastante dinheiro no banco". Suas três coisas serão diferentes, mas ainda
assim, as poucas coisas que você focar, terá maior chances de fazê-las.
3.
Dê seguimento às decisões inteligentes. Isso pode parecer simples, mas,
estranhamente, é onde até mesmo os líderes bem sucedidos são os mais propensos
a falharem.
4.
Envolva as principais partes
interessadas. As
principais partes interessadas de um CEO são os clientes, empregados e
investidores. Os seus, provavelmente, são diferentes. Não importa. Você deve
envolvê-los em uma base regular. Diga-lhes o que eles precisam saber e dê-lhes
o que necessitam. Faça perguntas importantes e realmente ouça o que eles dizem.
Motive-os. Sim, eu sei que não é fácil fazer tudo isso, mas é o que é preciso
para ser o líder.
5.
Promova os vencedores e desligue os
perdedores. Cada
organização tem empregados que você não pode perder e aqueles que você não pode
dar ao luxo de manter. Aprenda a identificá-los. Promover e motivar o primeiro
e livrar-se deste último. É chamado de capina e alimentação. O resultado é uma organização
bela.
6.
Preste atenção aos números. Se os seus clientes adoram seus
produtos e serviços, seus empregados são eficazes e engajados e você está
fazendo um bom trabalho de executar o negócio, isso vai aparecer nos números.
Demonstrações de resultados e balanços fornecem métricas-chave da saúde do seu
negócio, especialmente comparações ano a ano.
7.
Solucione problemas difíceis. A vida dos negócios está cheio de
problemas realmente difíceis e dilemas difíceis. Há questões de produto,
questões técnicas, questões organizacionais, as questões dos clientes, a lista crescerá.
Você não tem que ser Sócrates, mas
ajude se você é um pensador crítico que tem a competência de capacidade
analítica.
8.
Nunca desista, nunca se renda. Coragem diante da adversidade,
perseverança, lealdade, estas são qualidades que todo grande líder. Eles nunca
desistem.
9.
Negocie de forma eficaz. Tem muitas pessoas que odeiam negociar,
mas nunca ouvi falar isso de um CEO. É um dos aspectos mais fundamentais do
negócio. Pense nisso como um desafiante jogo de estratégia.
REFERÊNCIAS:
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