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Mostrando postagens de janeiro 3, 2010

Estabelecendo um Plano de Ação Anual da Organização

           Anualmente as organizações estabelecem diretrizes, objetivos ou metas desafiadoras necessárias para a sua sobrevivência ou aumento da sua competitividade. Cada Organização tem sua própria metodologia, que varia de acordo com o seu sistema de gestão, das quais podemos destacar: Gerenciamento pelas Diretrizes (GDP), Desdobramento de Objetivos e Metas (Sistemas de Gestão com base na ISO), Balanced Scorecard (BSC), Planejamento Estratégico, dentre outras.           Mas, o grande questionamento, independente da metodologia concentra-se em como comunicar as diretrizes e ou objetivos da organização para toda organização ?           Apresento abaixo um diagrama de matriz adaptado de Vicente Falconi Campos em seu livro gerenciamento pelas diretrizes, que pode ser utilizada para apresentar e representar as diretrizes anuais e a relação entre as meta...

Os Três Segredos para o Sucesso das Equipes de Melhoria Contínua

INTRODUÇÃO     O aumento contínuo da competitividade no mercado influenciado principalmente pela globalização e consequentemente pela internacionalização da economia, faz com que as organizações implementem modelos gerenciais que alicerçados em conceitos fundamentais reconhecidos internacionalmente as preparem a operarem num cenário de redes dinâmicas e aberta, a se aperfeiçoarem, a se adaptarem às mudanças e à liderança no mercado. Mas, que fundamentos expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e encontrados em organizações líderes de mercado? De acordo com a FNQ (2006) estes fundamentos são: Pensamento Sistêmico, Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação, Liderança e Constância de Propósitos, Orientação por Processos e Informações, Visão de Futuro, Geração de Valor, Valorização das Pessoas, Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado, Desenvolvimento de Parcerias e Responsabilidade Social. As organizações líderes mundiais traduzem estes fundament...

Dicas Gerais Sobre Manutenção Industrial

                                 Durante minhas visitas a empresas japonesas e quando acompanhei consultores japoneses, tais como Mitsunori Nakano e Masao Umeda, especialistas em controle da qualidade em suas visitas a empresas brasileiras para avaliar a qualidade e produtividade da função manutenção, fiz algumas notações sobre manutenção que gostaria de compartilhar com os leitores: 1. Os pilares do gerenciamento diário da função manutenção são:      a. 5S (base de toda a manutenção)      b. Indicadores de desempenho / itens de controle      c. Padronização      d. Manutenção autônoma      e. Análise e gestão de falhas 2. Um dos objetivos da função manutenção é aumentar a disponibilidade dos equipamentos. 3. Aumentar a dispon...

Dicas sobre Entrevistas de Emprego em Um Mercado sem Emprego

                               O mercado atual possui características que influenciam diretamente na dinâmica do nível de emprego, das quais podemos dizer que ele é: globalizado, dinâmico, competitivo e instável.                O processo de globalização, a internacionalização da economia, as fusões das grandes organizações industriais e financeiras, as crises econômicas, a acessibilidade da tecnologia e o aumento da competitividade no mercado exercem influencias diretas nas empresas fazendo com trabalhem com quadros “enxutos” para se tornarem mais competitivas.                Esta redução de quadro de funcionários gera o chamado desemprego estrutural. Muitas das grandes empresas já prevêem em seu...

Como Tratar Não Conformidades dos Sistemas Integrados de Gestão?

Metodologia e Ferramentas Nas auditorias internas e externas em sistemas de gestão da qualidade ou ambiental que participei, durante 20 anos, verifiquei certa dificuldade das organizações demonstrarem a eficácia nos processos de ação corretiva e ações preventivas das não conformidades reais e potenciais detectadas em seus sistemas. A seguir apresento algumas orientações que podem auxiliá-los na implementação de ações que eliminem as causas de não conformidades reais e potenciais, de forma que evitem a sua repetição, tendo como base as oito etapas do PDCA para a solução de problemas proposto por Vicente Falconi Campos. Para implementação de açõ es que eliminem as causas das não conformidades e evite a sua repetição, a NBR ISO 9001:2008 solicita que a organização tenha um procedimento documentado que defina requisitos para: a - Análise crítica da não conformidade, incluindo reclamações dos clientes. Neste item é importante que a organização possua um critério para a classifica...