Não é necessário muito tempo ou
dinheiro para realmente despertar as mentes dos clientes. Aqui estão algumas
ideias.
O garçom
trouxe três pratos para a nossa mesa. Ele colocou um copo na mesa, fez contato
visual com cada um de nós e perguntou-nos como estávamos hoje. Então ele parou
quando três clientes encontraram seu olhar. Ele sorriu e conversou por cerca de
10 segundos... E, em seguida, colocou os outros dois copos e afastou-se para
cuidar de outros clientes.
Leva
apenas alguns segundos para fazer uma conexão, para realmente olhar e ouvir os
clientes. O garçom fez um "oba" gratuito junto com os pratos e
ganhou-se uma gorjeta memorável.
Claro,
o seu negócio pode ser mais complexo do que o serviço de um restaurante, mas é
exatamente por isso que alguns segundos de atenção verdadeiramente pessoal pode
tocar a mente das pessoas. E não tem que custar nada. Aqui estão nove maneiras
de encantar os seus clientes e sem gastar um centavo:
1.
"Só pensando em você." Desafie o
público a experimentar esta situação: Busque seus contatos e escolha cinco
pessoas que você não falou em um ano. Chame-os e Diga-lhes: "Eu estou
pensando em você. Como vocês estão?" É muito fácil. Quem sabe? Este pode
ser o dia em que eles precisarão de seu produto ou serviço.
2.
Contato com os olhos. Cada dia da semana, vemos um número
estimado de 900 pessoas. Quantos realmente você fez contato visual? Um ou dois?
O garçom tinha razão. Os 10 segundos de bate-papo com os clientes foi notável
porque o contato com os olhos, disse: "Eu estou presente. Estou ouvindo.
Eu me importo".
3.
Sorriso. Mostrar os pés de galinha! Realmente
sorrisos genuínos, como um sorriso Duchenne
(primeiro observado por um médico francês no século 19) inclui a área ao redor
dos olhos, bochechas e boca. Não há nada como um sorriso vencedor para mostrar
aos clientes que você aprecia-os e seus negócios. Falando com um cliente por
telefone? Sorria ao falar e eles vão ouvi-lo em sua voz.
4.
Toque apropriado. Vamos começar este item dizendo que
isso pode ser muito sensível e depende de cada situação e relacionamento. Um aperto
de mão que dura microssegundos a mais ou um leve toque no ombro ou tapinha nas
costas pode transmitir calor e sinceridade a um empregado ou cliente. Abraços
podem ser bem intencionados, mas pode ser desconfortável para o destinatário a
menos que você os conheça bem, deixe suas ações assumir a liderança.
5.
Interesses comuns. Mesmo que esteja ocupado, não ignore
seus clientes, identifique o que eles gostam, entre em sintonia com eles e crie
oportunidade de se relacionar para que fiquem mais tempo na empresa e compre
muito mais do que o planejado.
6.
Interesses pessoais. Lembre-se de alguns detalhes sobre a
vida do seu cliente regular para que a próxima vez que ele vir, você possa
perguntar: "Como estão as crianças estão se saindo na natação?" Mesmo
que o seu cliente não seja local, Facebook,
blogs e outros sites sociais fornecem pistas sobre os interesses pessoais
de seus clientes.
7.
Elogios. Existe alguma coisa melhor do que
começar o dia com um elogio? "Eu amo essa cor em você", "Você
realmente teve o cuidado de que o projeto saísse rapidamente." Para que um
elogio tenha sucesso, ele deve ser honesto e específico. Não faça comentários
gerais.
8.
Dê a mão. Todo mundo precisa de alguma coisa.
Talvez seja uma nova babá ou encaminhamento para um encanador. Ou talvez, você
precisa encontrar uma moradia para um estudante universitário na cidade. Criar
uma conexão especial pode resgatar um cliente ou um potencial cliente.
9.
Gostos e desgostos. Grandes empresas, como hotéis, usam software
de gerenciamento de relacionamento com clientes para ajudá-las a lembrar de que
você gosta de travesseiros de espuma em vez de pena. Acompanhe e mostre aos
clientes que se preocupam com as suas preferências.
Escolha
uma dessas ideias e tente encantar uma pessoa amanhã. Veja como os clientes
responderam e as chances são de que eles voltarão a você com maior frequência.
REFERÊNCIAS:
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