Pular para o conteúdo principal

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação

 É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA, o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo.

Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados.

Modelos mais comuns:

Plano Simplificado (3W)

-       What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema
-       Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação
-       When (Quando) – Prazo para implementação da ação

Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples.

A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado


 Plano de Ação (5W1H)


O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou projetos mais complexos que necessitam de maiores detalhamentos.

-       What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema
-       Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação
-       When (Quando) – Prazo para implementação da ação
-       Where (Onde) – Local físico da implementação a ação
-       Why (Por que) – Justificativa de cada ação
-       How (Como) – Procedimento/Detalhamento de cada ação

A Figura 2 apresenta o detalhamento dos 5W1H



 Plano de Ação (5W2H)

O 5W2H é uma derivação do plano de ação 5W1H acrescido de mais 1H - How much (quanto custa) geralmente indicado quando se deseja levantar o orçamento do projeto ou para eliminar o problema, detalhado pelo custo de cada ação.

Dicas para a construção / preenchimento do Plano de ação 5W2H

  1. No campo What (O que) relacionar as ações que se deseja implementar, começando sempre com um verbo no infinitivo: construir, comprar, treinar, soldar, testar, por exemplo.
Exemplo: Elaborar o desenho técnico para a confecção do dispositivo de segurança da furadeira L32

  1. No campo Who (Quem) indicar o responsável pelo desenvolvimento da ação.
Exemplo: Paulo Rogério

  1. No campo When (Quando) indicar a data prevista para a conclusão do desenvolvimento da ação. Se optar por um cronograma, identificar a data de início e de término da ação.
Exemplo: 30/05/2011

  1. No campo Where (Onde) relacionar o local de desenvolvimento da ação.
Exemplo: Na engenharia de manutenção

  1. No campo Why (Por que) relacionar o motivo pelo qual a ação vai ser realizada geralmente começa com a palavra para. Pode estar relacionado ao aspecto da causa que está sendo atacada.
Exemplo: Para dimensionar todas as partes do dispositivo evitando assim o erro na confecção e também manter dados históricos

  1. No campo How (Como) relacionar de forma resumida como a ação será executada começando, normalmente, com o verbo no gerúndio: ligando, analisando, por exemplo.
Exemplo: Reunindo com o desenhista da engenharia e passando para ele todas as medidas necessárias.

  1. No campo How much (Quanto custa) relacionar o custo necessário para cada ação.
Exemplo: R$ 500,00

Na elaboração do plano devem ser consideradas as precedências entre as ações e as possíveis contingências.

Pronto, com estas dicas você já está apto a elaborar o seu plano de ação. Porém, após a sua elaboração é necessário que haja uma validação para saber se como a implementação de todas as ações o problema será resolvido definitivamente ou a meta será atingida.

REFERÊNCIAS

PESSOA, Gerisval A. Notas de aula da disciplina PDCA e Seis sigma: metodologia e ferramentas da qualidade . São Luís: FAMA, 2010.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Busines

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el