Pular para o conteúdo principal

Três Estratégias para motivar-se no trabalho



Há dias que é difícil entrar no jogo e manter o foco nas atividades que temos à nossa frente. Para alguns, esta ataques de mal-estar relacionados ao trabalho ocorrem na segunda-feira, mas qualquer dia da semana pode ter um impacto similar.


Existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a permanecer motivado, mesmo quando os planos são letárgicos:

1.   Concentre-se em algo que pode ser feito em 30 minutos ou menos.

Quando o cérebro está funcionando tão lento quanto o movimento de melaço, é importante evitar grandes projetos ou trabalho duro. Em vez disso, assuma primeiramente uma tarefa pequena, definível e factível, na parte da manhã.

Por exemplo, você pode precisar escrever um resumo de um encontro recente com as principais partes interessadas. Reúna as informações que você precisa e manter o foco até que você conclua. Assim que estiver pronto, faça uma pequena pausa e tome um cafezinho. É uma pequena vitória, mas que pode dar-lhe alguma força.

2.   Reveja os comentários positivos em sua mais recente avaliação de desempenho.

Todo mundo é impulsionado pelo reconhecimento positivo. Nós amamos quando os outros pensam que trazemos valor para a equipe, departamento e organização. Durante as avaliações de desempenho, os gestores vão indicar o que você tem feito bem, e onde você pode melhorar. Ao sentir um pouco desmotivado, reveja o que seu gerente gosta de você.

"Jack, você é um excelente jogador da equipe! Nós apreciamos o seu compromisso com o nosso departamento”.

Ao ler esses comentários, você está lembrado de que outros dependem de suas habilidades e capacidades. Em vez de sentar em sua mesa, e à espera da vez para assinalar por, levante-se e pergunte aos outros como você pode ajudar.

3.   Tenha um checklist.

Quando você tiver um momento difícil com foco, rapidamente faça uma lista de trabalho que precisa ser feito.

Com a lista na mão, anote os três itens que serão feitos naquele dia. Trabalhe no item n º 1 e pare até que esteja completo.

Com esta abordagem, você pode ter um dia relativamente bem sucedido, embora a sua motivação esteja muito baixa.

Como gestor e líder de sua organização, você deve manter uma atitude positiva, mesmo quando estiver um pouco para baixo. Se os seus empregados verem que falta energia, eles logo vão imitar essa emoção.

Mantenha uma postura profissional e de seguir em frente, e você terá um dia de trabalho produtivo.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

JMBOX.  3 Strategies to motivate yourself at work. Jmbox.com blog.  Disponível em <  http://www.jmbok.com/blog/2013/07/3-strategies-to-motivate-yourself-at-work/ > Acessado em 25 de Jul. de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Busines

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el