Pular para o conteúdo principal

10 passos fáceis para uma apresentação bem sucedida



Você fica nervoso quando vai fazer uma apresentação? Não sabe como se comportar quando todos os olhos estão voltados para você? Bem, isso é normal para a maioria dos apresentadores. Mas, existem maneiras de ajudá-lo a certificar-se que seu desempenho na apresentação será um sucesso.

Aqui estão 10 passos para uma apresentação bem sucedida, que o ajudarão a aumentar a sua confiança como apresentador!

1.   Sempre tem seu objetivo em mente. Isto evita a perda de foco.

2.   Saiba que se você está fazendo uma apresentação é porque você merece. Você é o artista principal agora, então, certifique-se que você tem confiança em si mesmo!

3.   Tenha sempre em mente como a sua apresentação pode influenciar a vida das pessoas na sua audiência.

4.   Use roupas confortáveis ​​e discretas. Mas, consciente de sua aparência, de modo que as pessoas percebam que você está preparado para uma ocasião especial.

5.   Nunca interrompa uma pergunta da plateia, pois você pode ser interpretado transversalmente como arrogante.

6.   Gere empatia. A maneira de fazer isso é olhar as pessoas na plateia, no olho das pessoas de uma forma natural.

7.   Se você perceber que o público está ficando com sono, desinteressado ou entediado, mude seu estado de espírito interno. Lembre-se que o seu público é o seu espelho.

8.   A voz desempenha um papel importante em uma apresentação, então, use-a com sabedoria! Fale mais alto, fale mais baixo, mais rápido, mais lento... Há várias técnicas que você pode usar.

9.   Seja coerente com o seu discurso. Por exemplo, se você quer motivar sua equipe de vendas, você terá que ser o primeiro a estar animado e motivado.

10.   Pense em sua audiência como pessoas inteligentes, pensadores e interessantes, que estão interessadas no que você tem a dizer. Então, ensaia tanto quanto você puder e treine bem antes da apresentação!

Estas são sugestões que você pode facilmente lembrar e aplicar em futuras apresentações, assim comece a testá-las na sua próxima apresentação.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

SOAP PRESENTATIONS.  10 Easy steps to a successful presentation performance.  SOAP.COM. Disponível em <  http://soappresentations.com/10-easy-steps-to-a-successful-presentation-performance/ > Acessado em 26 de Jul. de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Busines

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el