O sucesso de uma apresentação está diretamente relacionado com a capacidade do apresentador em lidar com as pessoas de acordo com seu estado emocional a qualquer momento.
Para
a apresentação, a capacidade de um apresentador em gerar empatia é crucial para
o sucesso com o público. É por isso que é tão importante que o apresentador saiba
ouvir. Ouvir e entender o público é ser capaz de se imaginar em estar no lugar
de outra pessoa.
Essa
capacidade de se colocar no lugar do outro é essencial, especialmente porque o
estado mental de uma audiência muda ao longo de uma apresentação. E por isso é
importante que um apresentador monitore constantemente o estado mental e o
estado de espírito dos ouvintes. Dependendo da reação de uma plateia em um dado
momento, é necessário que o apresentador trabalhe com o humor do grupo e adapte
a sua postura e maneira de falar, promovendo assim um bom relacionamento com o
seu público.
Como
podemos promover esta sincronia e se relacionar bem com o seu público em uma
apresentação?
Existem
cinco maneiras importantes:
1. Trate
cada pessoa como um indivíduo
Mesmo
que o público tenha centenas de pessoas, lide com cada membro da plateia
individualmente. Se você está lidando com alguém em particular na plateia, olhe
essa pessoa nos olhos e a escute com atenção. Um estudo mostrou que, em uma
apresentação a palavra mais importante é VOCÊ.
Então, use-a tanto quanto você gostar.
2. Olhe
nos olhos das pessoas
O
contato visual é essencial para que as pessoas sintam-se importantes. Então não
se esqueça de olhar o público nos olhos, especialmente quando se tratar de uma
pessoa em particular. Mas, também não se esqueça de levar seu olhar para todo o
grupo. A pior coisa que um apresentador pode fazer é abordar apenas as pessoas
da primeira fila.
3. Faça
perguntas retóricas
Se
você está lidando com um público muito grande, de vez em quando, faça ao
público uma pergunta retórica. Este tipo de pergunta obriga uma resposta
mental. Assim, quando não falamos diretamente a todos os membros da audiência,
com uma pergunta retórica um apresentador pode estabelecer uma conexão com cada
indivíduo.
4. Faça perguntas diretas
Se o
seu público é pequeno (menos de trinta pessoas), em vez de fazer perguntas
retóricas, faça perguntas diretas e específicas aos membros da audiência. Desta
forma, pode-se facilmente perceber o humor dos indivíduos ao mesmo tempo,
provocando o interesse em tudo. O membro da audiência nunca saberá quando será solicitado
na próxima pergunta.
5. Chame os membros da audiência pelo
nome
Sempre
que possível, chame as pessoas da audiência pelos seus nomes. Naturalmente,
todos nós gostamos de ouvir nossos nomes, porque sendo tratado pessoalmente nos
sentimos valorizados e reconhecidos. Então, antes de começar a responder a
alguém, pergunte: E o seu nome é?
Aplique
estas cinco dicas simples em sua próxima apresentação e verá como o público,
naturalmente, vai prestar mais atenção.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
POÇAS, Joana.
Presentation
Tip: How to Build Rapport with Your Audience. SOAPPRESENTATIONS.COM. Disponível em < http://soappresentations.com/presentation-tip-how-to-build-rapport-with-your-audience/
> Acessado em 26 de Jul. de 2013.
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