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Como gerar empatia com o seu público em uma apresentação


O sucesso de uma apresentação está diretamente relacionado com a capacidade do apresentador em lidar com as pessoas de acordo com seu estado emocional a qualquer momento.

Para a apresentação, a capacidade de um apresentador em gerar empatia é crucial para o sucesso com o público. É por isso que é tão importante que o apresentador saiba ouvir. Ouvir e entender o público é ser capaz de se imaginar em estar no lugar de outra pessoa.

Essa capacidade de se colocar no lugar do outro é essencial, especialmente porque o estado mental de uma audiência muda ao longo de uma apresentação. E por isso é importante que um apresentador monitore constantemente o estado mental e o estado de espírito dos ouvintes. Dependendo da reação de uma plateia em um dado momento, é necessário que o apresentador trabalhe com o humor do grupo e adapte a sua postura e maneira de falar, promovendo assim um bom relacionamento com o seu público.

Como podemos promover esta sincronia e se relacionar bem com o seu público em uma apresentação?

Existem cinco maneiras importantes:

1.   Trate cada pessoa como um indivíduo

Mesmo que o público tenha centenas de pessoas, lide com cada membro da plateia individualmente. Se você está lidando com alguém em particular na plateia, olhe essa pessoa nos olhos e a escute com atenção. Um estudo mostrou que, em uma apresentação a palavra mais importante é VOCÊ. Então, use-a tanto quanto você gostar.

2.   Olhe nos olhos das pessoas

O contato visual é essencial para que as pessoas sintam-se importantes. Então não se esqueça de olhar o público nos olhos, especialmente quando se tratar de uma pessoa em particular. Mas, também não se esqueça de levar seu olhar para todo o grupo. A pior coisa que um apresentador pode fazer é abordar apenas as pessoas da primeira fila.

3.   Faça perguntas retóricas

Se você está lidando com um público muito grande, de vez em quando, faça ao público uma pergunta retórica. Este tipo de pergunta obriga uma resposta mental. Assim, quando não falamos diretamente a todos os membros da audiência, com uma pergunta retórica um apresentador pode estabelecer uma conexão com cada indivíduo.



4. Faça perguntas diretas

Se o seu público é pequeno (menos de trinta pessoas), em vez de fazer perguntas retóricas, faça perguntas diretas e específicas aos membros da audiência. Desta forma, pode-se facilmente perceber o humor dos indivíduos ao mesmo tempo, provocando o interesse em tudo. O membro da audiência nunca saberá quando será solicitado na próxima pergunta.

5. Chame os membros da audiência pelo nome

Sempre que possível, chame as pessoas da audiência pelos seus nomes. Naturalmente, todos nós gostamos de ouvir nossos nomes, porque sendo tratado pessoalmente nos sentimos valorizados e reconhecidos. Então, antes de começar a responder a alguém, pergunte: E o seu nome é?

Aplique estas cinco dicas simples em sua próxima apresentação e verá como o público, naturalmente, vai prestar mais atenção.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

POÇAS, Joana.  Presentation Tip: How to Build Rapport with Your Audience.  SOAPPRESENTATIONS.COM. Disponível em <  http://soappresentations.com/presentation-tip-how-to-build-rapport-with-your-audience/ > Acessado em 26 de Jul. de 2013.

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