Manter
dezenas ou centenas de mentes focadas em uma apresentação não é fácil. Na
verdade, é desafiador! Se a história não é convincente, se um discurso é chato,
confuso ou até mesmo previsível, é fácil para um público perder o foco. Assim
como nos filmes, o público está sentado, mas viajando em suas mentes para longe
da cena principal, sua apresentação.
Assim,
o primeiro desafio para o apresentador é criar uma história que desperta e
prende a atenção do público. Vários dispositivos e estratégias podem ser usados
para criar uma história que pode surpreender e ao mesmo tempo envolver as
emoções do público. Lembre-se que qualquer boa apresentação deve fazer as duas
coisas.
Aqui
estão nove técnicas que você pode e deve usar em futuras apresentações:
1. Vá
direto ao ponto
Em
uma apresentação que vai direto ao ponto, o apresentador revela a mensagem
principal nos primeiros minutos, indo para os argumentos depois. Isso garante
que a mensagem principal será sempre ouvida por toda a plateia.
- Contexto: Esta estratégia é mais eficaz
em reuniões de curta duração que ocorrem numa base diária. Mas, também pode ser
utilizada quando o ouvinte já conhece o assunto e o objetivo é o de aprofundar
o conhecimento. Finalmente, também faz sentido ir diretamente ao ponto quando
você tem que contar uma má notícia. Neste caso, é bom ir diretamente ao ponto e
dedicar o resto do tempo para justificativas breves e propostas para reverter o
cenário negativo.
- Audiência: Altos executivos e outros
com agendas cheias podem ter que deixar a reunião antes de ser concluída. Então
alcance-os mais cedo.
2. Metáfora
Metáfora
é a expressão de uma ideia que se baseia no conceito da analogia. É constituída
de um raciocínio paralelo utilizado para explicar um conceito. O objetivo em
utilizar a metáfora é levar o público a um pensamento que pode despertar sua
atenção e aumentar suas chances de lembrar e compreender certas informações.
- Contexto: Quando estamos apresentando
informações complexas, a metáfora torna apresentações mais leves e fáceis de
entender. É um bom dispositivo para facilitar a compreensão rápida.
- Audiência: Metáfora é bom com qualquer tipo de
público, mas é muito útil quando uma audiência não conhece o assunto e há uma
necessidade de transmitir conceitos técnicos.
3. Suspense
Suspense
é uma forma de prender a atenção de uma plateia, criando expectativas para um
determinado grupo de notícias e informações.
- Contexto: O dispositivo de suspense só deve ser
usado quando há uma boa história para contar ou quando o resultado é algo bom.
Exemplo: "Tivemos um ano muito difícil, as expectativas eram ruins, mas
nossos resultados foram ótimos." - Tal cenário é perfeito para o suspense.
Este dispositivo também pode ser usado em outras situações, como o lançamento
de novos produtos. Mas se a notícia vai ser negativa, utilizar suspense é uma
má ideia.
- Audiência: Qualquer tipo de público.
4. Surpresa
Por
mais que uma audiência esteja interessada, é normal que a atenção vagueie aqui
e ali. Está provado que só podemos manter um bom nível de atenção por 10
minutos. Assim, o grande aliado em todas as apresentações é o fator surpresa,
que trabalha contra essa reação natural, despertando interesse e assim
conseguindo segurar a atenção do público por mais tempo.
- Contexto: Para utilizar o dispositivo de
surpresa, simplesmente apresente algo incomum, uma revelação inesperada, uma
imagem atraente, uma passagem engraçada. Desta forma as pessoas ficam alertas e
focadas no discurso, esperando que algo incomum irá acontecer novamente. Esta
estratégia pode e deve ser utilizada praticamente em todos os tipos de
apresentações, especialmente as mais longas.
- Audiência: Este dispositivo funciona com
qualquer tipo de público, mas funciona melhor com o público mais jovens e / ou
mais relaxado.
5. Conflito
X Solução
"Sem
conflito não há história." Assim disse o escritor americano William S. Burroughs (1914-1997).
Respeitando essa lógica, o conflito pode ser considerado benéfico nas histórias
que dão origem às apresentações.
- Contexto: Para usar este dispositivo, basta
chamar a atenção do público para um determinado problema, envolver o problema
em alguns dos seus pormenores ou consequências, e no final dar uma solução.
Essa abordagem funciona bem quando há uma boa história para apoio. Tire
proveito do conflito inerente à história. Um conflito bem trabalhado capta o
interesse das pessoas e sublinha o que você quer destacar.
- Audiência: Esta estratégia funciona bem especialmente
quando precisamos conquistar o público que é
difícil ou que se tem zero informações sobre um tópico.
6. Humor
As
pessoas raramente ficam insatisfeitas se uma apresentação às faz rirem. Humor
gera um envolvimento emocional que claramente aumenta as chances do público
relembrar as mensagens.
- Contexto: Quando bem feito, humor é bem-vindo
em qualquer tipo de apresentação, mesmo aqueles com contextos formais. Não se
trata de contar piadas, é trazer diversão para certas partes de uma
apresentação. Se você não se sentir bem usando humor, você pode selecionar
imagens alegres ou vídeos engraçados para a sua mensagem principal.
- Audiência: Este dispositivo pode ser usado com
todos os tipos de público, mas, para apresentações mais formais, tenha cuidado
como usá-lo.
7. Perguntas
Em
certos momentos, durante a apresentação, o apresentador pode e deve fazer
perguntas. Além de trazer dinamismo a uma apresentação, as perguntas do
apresentador podem ajudar a identificar tendências na plateia, uma linha de
pensamento, experiências anteriores e / ou níveis de conhecimento que podem ser
explorados para aproximar esse público.
Outra
estratégia interessante é levantar preocupações privadas ou questões internas
em um local público. Neste cenário, as perguntas são mais importantes do que as
respostas. A partir de uma questão proposta, o público pode começar a refletir
sobre algo que ainda não é percebido como um problema.
- Contexto: O apresentador desperta a atenção dos
ouvintes sobre um assunto e leva-os a determinado caminho usando o argumento e
comentário.
- Audiência: Esta estratégia funciona em qualquer
tipo de público, desde que não haja restrições de tempo.
8. Drama
Apesar
de não ser muito comum em apresentações corporativas, existem situações em que
o uso drama é uma estratégia eficaz, especialmente quando você quer advertir o
público sobre um determinado risco.
- Contexto: Imagine que o apresentador saiba que
uma nova regra que está sendo implementada pelo governo colocará em risco o
principal produto da empresa. Em uma reunião com a equipe de gestão o
apresentador pode usar a estratégia de drama, expondo as consequências
negativas que possam surgir. Depois de mostrar o lado do drama, porém, o
apresentador deve apresentar uma proposta de mudança, de modo que o drama se
torne o argumento em apoio da proposta.
- Audiência: Esta técnica pode ser aplicada a
qualquer tipo de público, mas tenha cuidado ao usá-la com o público
corporativo.
9. Seja
provocador
A
abordagem provocativa é baseada em comentários sobre as fraquezas e
dificuldades que a audiência possa ter.
- Contexto: Depois de mencionar as fraquezas, o
apresentador oferece soluções para os problemas que elas geram e sugere
melhorias. Este é um desafio provocador com um propósito construtivo. O
objetivo é levar o público para uma nova solução.
- Audiência: Esta é uma das poucas estratégias
que não se aplica a toda e qualquer tipo de público. Portanto, use-a somente
quando você realmente conhece o seu público e sabe que um desafio provocador pode
ser bem-vindo.
Agora
que você conhece as várias técnicas para prender a atenção do seu público,
aplique-as em sua próxima apresentação.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
SOAP PRESENTATIONS. How to
hold audience attention. SOAP.COM. Disponível em< http://soappresentations.com/how-to-hold-audience-attention/
> Acessado em 26 de Jul. de 2013.
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