Se você é um gerente que tenta desenvolver
a sua equipe desenvolver-se e construir uma carreira, precisa saber que uma das
principais maneiras que você possa ter um impacto positivo no negócio é atuar mais
como um "coach" do que como
um "gerente".
Um estudo conduzido por Bersin & Associates mostrou que as
organizações com líderes seniores que desenvolvem atividades de coaching eficazes e frequentemente
melhoraram os resultados dos negócios em 21 por cento, em comparação com
aqueles que nunca desenvolveram atividades de coaching.
Muitas pessoas não tem certeza sobre o
que há de diferente sobre a abordagem de coaching,
então eis alguns pontos-chave:
§
Coaches
ter uma abordagem "perguntar x falar". Não diga ao empregado o que fazer, em
vez disso, faça perguntas poderosas. Isso permite que o empregado crie suas
próprias soluções. Quando eles passam pelo processo de pensamento para chegar à
resolução, eles são muito mais adeptos – é a sua ideia!
§
Coaches
focam no empregado x a tarefa
- é sobre o seu desenvolvimento.
§
Coaching não se trata de
"consertar" ninguém. Mais uma vez, é sobre o seu desenvolvimento
e com facilitar o processo de aprendizagem.
§
Coaches cria uma estrutura clara de
responsabilização para a ação e resultados. Ele ajuda a manter o empregado
focado em alcançar os objetivos desejados.
§
Coaching é algo que pode / deve
acontecer quando necessário e no momento certo, que é o melhor caminho para
que a aprendizagem ocorra. É uma ótima maneira de reforçar o que pode ter sido
aprendido em sala de aula, aproveitando as experiências de aprendizagem na
atividade.
Agindo mais como um coach
Então, como pode um gerente se
comportar mais como um coach?
1.
Faça
boas perguntas para ativar o processo.
2.
Atenda
aos empregados onde eles estão.
3.
Guie
a conversa (por meio de perguntas, não diretivas) para um acordo mútuo das
prioridades de desenvolvimento.
4.
Certifique-se
de que a informação de feedback seja
ouvida e entendida pelo empregado. Mais uma vez, fazendo perguntas claras é a
melhor maneira de fazer isso.
5.
Faça
a sua parte para apoiar o empregado por meio de um compromisso compartilhado
com seus objetivos, responsabilidades e etapas da ação.
Coaching
= Conversações eficazes
O que torna uma conversa
"eficaz"? Trata-se de um diálogo (perguntas), e não um monólogo
(narração). As melhores perguntas de coaching
são:
§
Abertas;
§
Focadas
em resultados úteis e,
§
Sem
julgamento (evite perguntar "por quê?").
Aqui estão alguns exemplos de boas
perguntas abertas em relação à versão perguntas fechadas:
Perguntas abertas /
convidativas
§
O
que significa a posição em "x"?
§
Como
posso ajudá-lo?
§
Você
pode dizer-me sobre esse erro?
§
Qual
é a sua linha de raciocínio?
§
Quais
outras abordagens possam surgir na próxima vez?
§
Como
as suas emoções influenciam a sua percepção da situação?
Perguntas fechadas/avaliativas
§
Você já terminou?
§
Você tem um problema?
§
Será que você cometeu esse erro?
§
Será que isso realmente resolve o problema?
§
O que te fez pensar que era uma boa ideia?
§
Isso é bastante claro, não é?
§
Não quer que concorde com isso?
§
Por que não fez "x"?
Então você está pronto para o desafio?
Seus empregados, os negócios e sua carreira se beneficiarão se começar a atuar como
gerente com comportamento de coach.
Seus empregados serão desenvolvidos e
desafiados de forma que realmente constroem novas habilidades e que lhes
permitirão aprender com as experiências.
Característica de bônus: Sua carreira vai deslanchar se você
for conhecido por ser um bom desenvolvedor de pessoas, uma habilidade essencial
para o sucesso em longo prazo!
REFERÊNCIAS:
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