Nem
todas as desculpas são iguais. Aqui estão três desculpas inúteis que provavelmente
você pode ignorar.
Os
especialistas concordam: A frase "me desculpe" pode seguir um longo
caminho em direção à suavização sobre uma das principais falhas. Mesmo os
advogados de defesa já aconselham os seus clientes a pedirem desculpas pela má
conduta, a fim de mantê-los longe dos tribunais.
Mas,
um pedido de desculpas não funciona como um cartão que o mantenha livre das cadeias,
um erro ainda é um erro. E, como um gerente, você precisa estar atento para as
desculpas improdutivas.
De acordo
com a Dra. Heidi Halvorson, autora do
livro nove coisas que as pessoas de
sucesso fazem diferente, é necessários atentar para estas três más
desculpas:
1. Um
pedido de desculpas com um milhão de justificativas.
O
problema com desculpas, além de demonstrar uma falta de responsabilidade
pessoal, é que foca no pedido de desculpas e no autor e não na parte
prejudicada.
Para
a Dra. Halvorson, a maioria das
pessoas tende a pedir desculpas sobre si mesmo, sobre as suas intenções,
pensamentos e sentimentos.
Quando
você errar, a pessoa afetada com seu erro não quer ouvir falar de você,
portanto, pare de falar sobre você e foque o seu pedido de desculpas onde ele
pertence: Sobre a pessoa afetada.
Especificamente,
um bom pedido de desculpas deve concentrar-se sobre as partes afetadas pela
ação de um empregado, sobre a forma como eles estão se sentindo e em que o empregado
pode fazer para mudar as coisas daqui para frente.
2. Um
pedido de desculpas que seja desproporcional ao erro.
Há
muitas maneiras de oferecer uma compensação para uma ação equivocada, mas nem
todas são apropriadas para o trabalho. Ofertas de compensação monetária, por
exemplo, pode funcionar bem para um derramamento de café ou a destruição
acidental de telefone celular de um colega, mas esses eventos são poucos e
distantes entre si em um ambiente de trabalho.
Em
vez disso, sugere Dra. Halvorson,
procure desculpas que reconheçam o dano causado à produtividade e ao bem-estar
emocional no local de trabalho.
Um
colega de trabalho que acidentalmente ficou de fora de um projeto não quer uma
compensação. O dano não foi provocado por perda de um pedaço de propriedade,
mas confiança de seus colegas de trabalho. Procure desculpas que reconheçam o
valor da confiança e cooperação e expresse empatia com a pessoa injustiçada.
3. Um
pedido de desculpas somente para o chefe.
Como
um supervisor, receber um sincero pedido de desculpas de seu empregado pode sentir-se
como uma solução positiva. Mas você não pode ser o único à procura de uma mea culpa. Nas configurações das equipes,
nas quais as ações de um empregado podem desencadear atritos com seus colegas,
é especialmente importante identificar a quem o malfeitor deve se desculpar.
Dra.
Halvorson escreve que “em ambientes
de trabalho em equipe, as pessoas não querem uma compensação ou empatia, elas
querem um reconhecimento de regras e normas violadas”. As chances são de que
não só o chefe seja afetado, mas toda a equipe e, possivelmente, toda a
organização.
Um genuíno
pedido de desculpas nessas situações deve vir com um aviso de violação do código
de ética e conduta esperado na organização. E um empregado que só pede
desculpas ao chefe não assume seriamente sua responsabilidade com seus colegas
de trabalho.
REFERÊNCIAS:
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