Pular para o conteúdo principal

4 estratégias para construir a satisfação do cliente

1.   Melhorar o planejamento de recursos: Implementar uma estratégia de otimização da força de trabalho que engloba tais tecnologias como o monitoramento da qualidade, análise, previsão, a equipe de programação e otimização de processos para ajudar a eliminar os gargalos e falhas dos serviços, tanto no call center quanto na equipe de suporte.

2.   Ouvir a voz do cliente e agir sobre ela: Implementar a análise da “voz do cliente”, incluindo análise de discurso, análise de texto e de gestão de feedback empresarial, para ajudar a construir uma compreensão do que é importante para os clientes. Preste atenção especial para as mídias sociais e outras fontes de dados não estruturados, como conversas telefônicas e sessões de bate-papo.

3.    Fazer como regra "surpreender e encantar" nos serviços a regra, não como exceção: Combine a implantação da melhoria da força de trabalho e da análise da voz do cliente com mudança cultural para desenvolver um comportamento ético de "surpreender e encantar”. Examinar as práticas atuais e fazer alterações sempre que necessário para permitir que a equipe de atendimento aos clientes atue para superar as suas expectativas. Em seguida, sente e assista os clientes se tornarem socialmente satisfeitos.

4.   Ter lealdade e defesa com serviços diferenciados, ao invés de ofertas especiais: A maioria dos consumidores valoriza um serviço de qualidade em relação ao preço. Concentre-se na qualidade do serviço e na atenção aos detalhes. Também, na necessidade de redução de margem com os descontos e na redução do faturamento com os preços promocionais.


REFERÊNCIAS:      

VERINT SYSTEMS. Service is the new marketing: findings from a multi-country survey on attitudes toward customer service.  PEX: Process Excellence Network. Disponível em<  http://www.processexcellencenetwork.com/downloadContent.cfm?ID=1470/ > Acessado em 25 de Jun. 2013.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Busines

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el