Pular para o conteúdo principal

Dicas sobre Qualidade para a Função Supervisão

              
Apresentamos neste texto 25 dicas pontuais que auiliaram os supervisores a cumprirem a sua função nas organizações.

Dicas sobre o Gerenciamento Diário (Daily Management)

1. É necessário resolver (eliminar) os problemas repetitivos.

2. É necessário que o supervisor esteja atento para os itens de controle e girar o PDCA, pois se o problema crônico está ocorrendo, metade da responsabilidade é dele. Se não consegue resolvê-lo, comunique imediatamente ao seu gerente imediato.

3. A responsabilidade dos problemas crônicos é do supervisor e do gerente imediato.

4. Na ocorrência de um problema ou não conformidade (NC) é necessário se questionar?



5. É necessário que o supervisor pratique o treinamento na tarefa (OJT – On the Job Training) diariamente. Ou seja, treine a sua equipe diariamente.
6. Se o supervisor não atingiu os resultados esperados (metas) pelos seus itens de controle, é necessário que o gerente imediato treine e eduque o supervisor, ou seja, o gerente imediato tem que estudar com o supervisor como atingir as metas.
7. Estabelecer as metas, não é só estabelecer e mandar. É necessário ter método para atingir as metas e treinar os subordinados.
8. Se a meta não foi atingida é necessário que se pratique o OJT (treinamento dado no dia a dia).
9. O serviço mais importante do supervisor é fazer com que o empregado execute bem o seu trabalho.
10. É necessário que as atribuições (responsabilidades) dos supervisores estejam bem definidas (What to do). Esta atribuição é da área de Recursos Humanos.
11. É necessário identificar quais são os problemas referentes aos itens de controle e elaborar plano de ação para solucioná-los.
12. É necessário priorizar o ataque aos problemas críticos/crônicos ou prioritários.
13. É necessário elaborar planos consistentes para os problemas críticos.
14. É necessário ter uma operação estável. Tudo depende da manutenção.
15. É necessário ter uma boa inspeção. Para isto é necessário ser ter um check list e ter um plano (padrão) para inspeção.
16. É necessário que o inspetor identifique o que é crítico e não crítico.
17. É necessário que se treine os inspetores.
18. É necessário que no padrão de inspeção se tenha os valores de referência, para saber quando atuar.
19. É necessário se ter um bom plano de sobressalentes.
20. Como fazer com que as pessoas façam as tarefas sem que o supervisor mande?
a. É necessário definir a função de cada um (que cada um conheça a finalidade do seu trabalho).
i. É necessária uma conscientização sobre o serviço (finalidade/objetivo) - “what to do”.
             ii. É necessário conversar (questionar) com o executante. Qual a sua função? Qual o seu serviço?

b. É necessário que o executante conheça os padrões existentes.

c. Na execução, é necessário desenvolver o executante em autocontrole. Para as tarefas mais importantes (críticas), é necessário preparar um check list e acompanhado periódico das atividades (diagnóstico técnico do supervisor)
d. Treinamento (OJT): é necessário que o supervisor ensine o trabalho para o subordinado fazendo-o inicialmente e em seguida solicitando que o subordinado execute a atividade. Após a execução é necessário avaliar o resultado / ação.

e. É necessário que o supervisor faça um check durante a execução e no final da tarefa.
f. Em caso de desvios, é necessário tomar ações corretivas.

Dicas sobre 5S


1. 5S é não gerar resíduos
2. É necessário que se estabeleça a premissa básica de uma instalação sem vazamento e sem desperdício.
3. Não ter vazamento ou desperdício de qualquer material.
4. É necessário que o supervisor der bons exemplos.
5. É necessário definir um prazo para a conservação de todos os documentos / registros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...