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Como Tratar Não Conformidades dos Sistemas Integrados de Gestão?


Metodologia e Ferramentas

Nas auditorias internas e externas em sistemas de gestão da qualidade ou ambiental que participei, durante 20 anos, verifiquei certa dificuldade das organizações demonstrarem a eficácia nos processos de ação corretiva e ações preventivas das não conformidades reais e potenciais detectadas em seus sistemas.

A seguir apresento algumas orientações que podem auxiliá-los na implementação de ações que eliminem as causas de não conformidades reais e potenciais, de forma que evitem a sua repetição, tendo como base as oito etapas do PDCA para a solução de problemas proposto por Vicente Falconi Campos.

Para implementação de ações que eliminem as causas das não conformidades e evite a sua repetição, a NBR ISO 9001:2008 solicita que a organização tenha um procedimento documentado que defina requisitos para:

a - Análise crítica da não conformidade, incluindo reclamações dos clientes.

Neste item é importante que a organização possua um critério para a classificação de suas não-conformidades de acordo com os seus efeitos, criticidade e importância. Para facilitar esta classificação a organização pode criar uma matriz do tipo

C (criticidade) = E (efeito / severidade) + A (Abrangência / Importância)

Avaliação:

Efeito no Sistema:

1 - Desprezível


2 - Moderado


3 - Catastrófico / Alta

Abrangência:

1 - Pontual


2 - Em parte do Sistema


3 - Em todo o Sistema

Classificação da Não conformidade:


2 - Insignificante


3 - 4: Moderada


5 - 6: Crítica

b - Determinação das causas da não conformidade

Neste item, a maioria das organizações tem dificuldade em demonstrar como as causas da não conformidade foram determinadas, em função do ciclo vicioso das não conformidades e da cultura nacional de atuação somente no efeito dos problemas sociais e/ou gerenciais.

Ciclo vicioso das não conformidades / problemas:

- Não conformidade / problema ocorre em função da atuação de uma ou mais causas


- Ação de correção somente para a remoção do sintoma (ação no efeito do problema / não conformidade)


- As causas fundamentais da não conformidade não são investigadas


- Não são tomadas ações para bloquear as causas das não conformidades


- As mesmas causas fundamentais atuam novamente


- A não conformidade reincide.


Para mudar esta cultura é necessário que o líder exija análise e não só o tratamento de qualquer forma somente para se livrar da não conformidade.


Um forma simples para análise e determinação das causas de uma não conformidade é a aplicação do princípio dos 3 "GEN" (GENBA - ir ao local da ocorrência da não conformidade; GENBUTSU - observar o equipamento, ferramenta, produto ou processo e GENSHO - entender o fenômeno) e do Método dos 5 por quês (questionar sucessivamente por quê o fenômeno ocorre. Para cada resposta, devemos perguntar o respectivo por quê e assim sucessivamente. O resultado final é a causa fundamental do problema)

A seguir apresentamos uma sequência lógica de ferramentas a serem utilizadas na determinação das causas de uma não conformidade quando as informações são qualitativas:


1 - Brainstorming com a equipe envolvida no processo que ocorreu a não conformidade


2 - Uso do diagrama de afinidade para agrupar as causas semelhantes


3 - Estruturação do diagrama de causa e efeito de acordo com os agrupamentos de causas definidos no diagrama de afinidades


4 - Uso de uma matriz de priorização/consenso das causas (F I A): F - Frequência da ocorrência da causa; I - Impacto da causa na não conformidade; A - Autonomia na eliminação da causa.


Para votação de cada fator, atribui-se as seguintes notas:


1 - Baixo


3 - Médio


5 - Alto


Pontuação = F x I x A


Serão consideradas as causas fundamentais as mais pontuadas

Podemos também, optar pela votação simples: 1 - Causa importante, 3 - causa muito importante e 5 - causa crítica.


5 - Uso do método dos 5 por quês para determinar a causa raiz

c - Avaliação da necessidade de ações para assegurar que não-conformidades não ocorram novamente.


Esta avaliação pode ser feita considerando a criticidade e a abrangência da não conformidade, bem como a eficácia da ação de correção.


d - Determinação e implementação de ações necessárias.


Faça um brainstorming para determinar as ações de bloqueio da causa raiz e elabore um plano de ação contendo no mínimo: o que (ação de bloqueio), quem (responsável pela ação) e quando (prazo para implementação de cada ação). De acordo com a maturidade do sistema este planejamento pode ser feito utilizando o 5W2H.


e - Registro dos resultados de ações executadas.


Para monitorar a implementação das ações, podemos utilizar o relatório das três gerações que pode ser complementar ao 5W2H:


- Previsto (plano - ontem)


- Realizado - real - hoje


- Resultado - hoje


- Pontos problemáticos - hoje


- Novas ações - futuro


f - Análise crítica da eficácia da ação corretiva executada.


Avaliar a pertinência e a adequação das ações e a eficácia dos resultados. Sugerimos neste caso, um acompanhamento de no mínimo 60 dias dos resultados obtidos com a implementação das ações corretivas para que a não conformidade seja encerrada.

Estas dicas ajudarão aos gestores e Representantes da Direção (RD) a conduzirem os processos de ação corretiva e ação preventiva do sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental de forma mais eficaz, além de proporcionar um roteiro lógico com ferramentas simples que quaisquer empregados da organização possam utilizá-las.







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