Pular para o conteúdo principal

A auto-avaliação como base para o planejamento da realização de seus sonhos

A importância do Ano Velho para o Sucesso do Ano Novo

Muitas pessoas apostam o sucesso de suas vidas em uma contagem regressiva (dia 31/12 às 23h59,..... 00h00, .... 00h01 de 01/01 de qualquer ano), como se tudo fosse mudar em questões de horas, minutos, segundos ou quiçá em milésimo de segundos. Mas, na realidade não vivemos no mundo de fadas, como se tivéssemos uma varinha mágica e o poder para mudarmos as coisas, processos, sistemas e estruturas.

Podemos sim fazer com que os processos, sistemas e estrutura, as nossas vidas mudem e os nossos sonhos se tornem realidades. Porém estas mudanças só poderão acontecer se houver inicialmente uma mudança interna e individual para termos mudanças internas coletivas, externas individuas e coletivas.

Não fique somente cantando: “Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender...”

Não há melhoria de resultados em todos os aspectos sem mudanças. Você tem de ser a mudança que você imagina do mundo. Então, o que estás esperando? Comece agora!

Use todos os momentos vividos neste ano e nos anos anteriores, suas experiências para reflexão, avaliação e aprendizagem. Analise suas atitudes, suas ações. Pense no que você não fez para as promessas do Réveillon passado não terem êxito hoje. Não repita seus erros no próximo ano, pois na muda sem atitude e sem aprendizagem. Não jogue a culpa das suas falhas, do seu insucesso no tempo, pois quem teve sucesso usou o mesmo tempo que você.

Para não sermos céticos, podemos dizer que o Réveillon é um estímulo para que nós possamos fazer nossas próprias escolhas e obtermos as respostas que as pessoas que estão em nossa volta esperam de nós. A nossa história é construída de escolhas e de nossas atitudes. Portanto, com base no que você acredita, nos seus valores, faça suas escolhas certas.

Não espere mais. MUDE. Pois o tempo passa, as oportunidades, também. Então o que fazer para mudar? Erre, mas faça e aprenda. Ame mais. Fale mais. Viva mais. Monte uma rede de relacionamento forte. Compartilhe. Respeite o próximo. Comprometa-se com causas nobres. Seja responsável. Tenha bom humor. Arrisque-se. Seja mais empático. Persista diante das frustrações. Controle impulsos. Canalize emoções. Ame mais. Tenha autoconhecimento. Dê e receba feedbacks. Tenha automotivação.

Então, seja você e assuma a responsabilidade pelo sucesso de sua promissora carreira.

Feliz Ano Novo a todos e obrigado ano velho pela oportunidade de APRENDIZAGEM que tivemos e que vivenciamos, bem como termos a chance, o sonho e a esperança de mudarmos nossas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...