Pular para o conteúdo principal

Método dos "Cinco Porquês" aplicado a desculpas para não fazer a melhoria da qualidade



Começar o processo de iniciativas para a melhoria de qualidade em qualquer organização é uma tarefa difícil. Além dos muitos obstáculos internos e externos encontrados pelo caminho, as desculpas são dadas pelos empregados porque este processo não vai funcionar. Isso é compreensível em um mundo de projetos concorrentes, o tempo e as pressões por dinheiro dentro do ambiente econômico atual. Ao longo dos anos temos ouvido muitas desculpas para espera, adiar, iniciar, parar ou simplesmente atrasar um processo que, uma vez aplicado, pode ser usado para efetivamente melhorar os processos principais e remover desperdiçadores de tempo.

Como todas as questões ou problemas a serem resolvidos, há a necessidade de encontrar uma "causa raiz". No caso de desculpas, a causa raiz parece ser que desculpas por si só são a razão suficiente, no seu valor literal, para não se envolver em atividades de resolução de problemas. Alguns de nós somos mestres em dar desculpas! Aprendemos que quando uma desculpa é dada e questionada, muitas pessoas simplesmente mudam para outra desculpa, e assim por diante! Lembre-se que "desculpas" não corrigem o problema.


 Uma das ferramentas que usamos frequentemente para determinar a verdadeira causa-raiz é técnica dos "cinco porquês". Podemos usar esta ferramenta de melhoria da qualidade para identificar a causa das desculpas.



Por isso, vamos utilizar a técnica dos cinco porquês para determinar a causa das desculpas:


1º - Por que as desculpas são dadas?


Resposta: Bem, elas são eficazes em adiar as atividades que não queremos fazer ou mesmo tememos que tenhamos que fazer.


2º - Por que são as desculpas são eficazes?


Resposta: As desculpas têm dado certo por tanto tempo que me desliguei da responsabilidade de me desenvolver ou mudar meu comportamento.


3º - Por que essas desculpas têm dado certo?


Resposta: Porque quando dou desculpas, ela me impede de engajar-se em mudar a forma como eu penso sobre um problema.


4º - Por que eu quero parar de se envolver em mudar a minha maneira de pensar?


Resposta: Porque as desculpas sempre funcionaram. (Na verdade, desculpas são uma "regra" na minha cabeça que me diz que devo dar uma boa desculpa se me pedirem para fazer algo que eu não quero fazer e que eu não vou ter que fazer).



5º Por que eu acho que desculpas vai sempre funcionar comigo?


Resposta: As desculpas me serviram bem por muito tempo e nunca ninguém me desafiou. Eu só espero que em longo prazo eu esteja aposentado antes que haja um dia de ajuste de contas.... Quando as desculpas não funcionarem mais para que eu não promova melhoria de qualidade.



A abordagem dos cinco porquês encontrou uma possível causa raiz que "ninguém desafia as desculpas”. Como gestores, devemos sempre desafiar as desculpas de nossos empregados por não fazerem a melhoria da qualidade e responsabilizá-los por nenhuma mudança ou melhoria ocorrida.


As dez melhores desculpas preferidas para não promover a melhoria da qualidade:



1.   Estou muito ocupado;

2.   Meu chefe não está envolvido;

3.   Meu chefe não vai aprovar;

4.   Somos novatos por aqui;

5.   Não há dinheiro para fazer isso;

6.   Vou aposentar em um ano de qualquer maneira;

7.   O sistema nunca vai mudar;

8.   Se eu economizar tempo no meu trabalho, eles podem não precisa mais de mim aqui;

9.    Nós tentamos isso antes e não deu certo quase tão logo começou;

10.   Eu não gosto de mudanças uma vez que as coisas parecem estar indo muito bem aqui.


REFERÊNCIAS:      
       

Tradução e adaptação do texto original de:

LENDERMAN, H. e MORAN, J. W. 3 “Five whys" applied to excuses for not doing quality improvement.  PEX – Process Excellence Network . Disponível em< http://www.processexcellencenetwork.com/people-performance-and-change-in-process-improveme/articles/the-five-whys-of-excuses-for-not-doing-quality-imp/&mac=SSIQ_OI_Featured_2011&utm_source=processexcellencenetwork.com&utm_medium=email&utm_campaign=SSIQOptIn&utm_content=1/3/13?elq=e41613dde94c46a993f574777737afcc&elqCampaignId=1188> Acessado em 03 de Jan. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...