Pular para o conteúdo principal

Os cinco atributos que definem um bom departamento de Recursos Humanos



Muita se tem falado sobre a qualidade ruim e a ineficácia dos departamentos de Recursos Humanos (RH). Alguns dizem que o antídoto para esta baixa qualidade do RH é criar algum departamento hipervigilante, de tecnologia orientada de super nerds que ficam obcecados com uma grande base de dados e psicologia organizacional.

Eis algumas ideias mais realistas que definem um bom departamento de Recursos Humanos:

1. As pessoas recebem seus salários em dia. Alguém já trabalhou sem receber seu pagamento? E as suas contas mensais a pagar? Todos nós sabemos o que acontece sem um departamento responsável pela de folha de pagamento.

2. Os direitos humanos e civis são respeitados. Se a sua empresa age da sua maneira, a sua segurança e proteção são negociáveis. O livre mercado determinará se você foi ou não ofendido ou assediado moralmente no trabalho. E se não gostou você pode parar.

3. Responsabilidade social é aplicada. O melhor departamento de RH equilibra cumprimento com responsabilidade. Se a administração decide que quer assumir um risco, se é com a sua segurança pessoal ou com a solvência financeira da empresa, o RH não está lá para policiar a decisão, mas sim para certificar-se que as lideranças sabem do que estão fazendo e quais são as consequências se algo der errado.

4. O trabalho tem significado ( alguma coisa para você). Além de receber o seu pagamento e ter certeza que você não será acidentado em suas atividades, o trabalho tem que ter algum significado. Os melhores departamentos de RH devem lembrar à administração da empresa que os empregados não são robôs e precisam mais do que água, comida e um salário.

5. Justiça tem um lugar à mesa. O RH não garante que você vai trabalhar em uma meritocracia, no entanto, os direitos dos empregados ter uma chance maior de serem atendidos quando o RH é atuante.

Lembre-se que não há nada de errado com o trabalho administrativo se você faz uma diferença no mundo e faz as coisas acontecerem.

Pagar as pessoas. Garantir a segurança e a proteção. Exigir prestação de contas. Encontrar o equilíbrio no mundo. Esses são aspectos impressionantes dos Recursos Humanos.

Nem todo mundo começa a trabalhar com o CEO. Poucas pessoas têm a responsabilidade de orçamentos e sobre empregados. Mas, todos em RH podem ser responsáveis pela qualidade de vida no trabalho dos empregados.




REFERÊNCIAS:      

Tradução e adaptação do texto original de:

RUETTIMANN, L. The 5 attributes of a great human resources department.  TLNT. The business of HR. Disponível em< http://www.tlnt.com/2013/01/03/the-5-attributes-of-a-great-human-resources-department/#more-71418 > Acessado em 03 de Jan. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...