Pular para o conteúdo principal

10 razões para recusar uma oferta de emprego


Em alguns casos, é preciso se afastar de uma oferta de emprego. Eu entendo que o dinheiro pode ser curto, mas assumindo um trabalho que nós não gostamos pode causar mais problemas do que resolvê-los.
Aqui estão 10 razões para dizer "não" a uma oferta de emprego:

1.            Quando você foi entrevistado percebeu que algumas perguntas foram respondidas vagamente, como oportunidades de crescimento. O entrevistador informou que você terá as respostas no momento "certo". Você concorda, mas não está confortável com a resposta.
2.             Durante o almoço, você percebeu que o entrevistador "orientou" os participantes como agirem. Eles observaram os meus movimentos e até senti medo de dizer qualquer coisa que pudesse desorientá-lo.
3.            O pacote de benefícios é diferente do anúncio de emprego. Você está essencialmente candidatando para uma posição que paga menos. Além disso, disseram que o plano de incentivo está "sob revisão" e a decisão será tomada no próximo semestre.
4.            Você descobriu que para crescer na carreira é muito difícil e que sua qualificação de vários anos, não depende de quão bem você desempenha. O sistema de promoção é baseado principalmente no tempo de empresa e muitas pessoas estão aqui há séculos. Você está basicamente na parte inferior da lista de promoção.
5.            A empresa não tem processos ou procedimentos. Todo o trabalho é feito a base da experiência. Vai demorar muito tempo para resolver esse problema. Em essência, todos trabalham a buscando sua fatia do bolo. Você faz o seu trabalho e eles vão fazer o trabalho deles. É quase impossível trabalhar em projetos multifuncionais.
6.            O horário de trabalho é imprevisível. Você pode trabalhar 40 horas em uma semana e 70 na seguinte. Você é informado na semana em curso o número de horas necessárias. Em alguns casos, a comunicação é feita na sexta-feira tarde que você precisará trabalhar no final de semana. O entrevistador informa que as horas extras de trabalho são importantes e a recusa de pedidos vai "afetar" o seu desempenho.
7.            Você é informado que o orçamento para o desenvolvimento profissional é inexistente. Isso lhe dá a sensação de que a empresa está apenas interessada em se manter no mercado e não se tornar competitivo no setor.
8.            Você tem a sensação de que ninguém realmente se importa se você aceitar ou não o trabalho. Se você desistir, eles vão ofertar a vaga para a próxima "vítima".
9.            Durante uma conversa particular com vários colaboradores da empresa para saber sobre a cultura corporativa, você descobre que, na verdade, eles estão procurando um novo emprego.
10.          Você tem uma voz interior que diz que este é o trabalho errado para você. Você precisa do dinheiro, mas você sabe que será infeliz.
Há muitas mais razões por que devemos recusar uma oferta de emprego. O ponto aqui é que você tenha um plano. Certifique-se de que você está tomando uma decisão de carreira inteligente. Saiba aonde você quer ir e você vai encontrar uma posição que é certa para você, mesmo se você ficar por pouco tempo antes de ter uma promoção.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

Here are 10 reasons to turn down a job offer. JMBOX. Disponível em <http://www.jmbok.com/blog/2012/07/here-are-10-reasons-to-turn-down-a-job-offer/> Acessado em 13 de Jul. 2012.
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...