Com
o desemprego no nível mais baixo desde 2008, você pode estar pensando em mudar
de emprego. Mas o que exatamente o faria mais feliz no trabalho? Não é
necessariamente refeições e massagens gratuitas (embora estes itens figurem
como bons, na lista da Revista Fortune das Melhores Empresas para se trabalhar.
E não é necessariamente muito mais dinheiro.
Uma
pesquisa realizada pela professora Teresa Amabile da Harvard Business School e
o psicólogo Steven Kramer aponta cinco atributos de apoio científico que tornam
as pessoas felizes em seus empregos.
1. Trabalho
que o desafie
A
pesquisa descobre que as pessoas são mais felizes quando envolvidos em
atividades difíceis, mas factível. Elas estão tão absorvidas em suas tarefas
que o tempo parece ficar parado. É fácil se distrair do trabalho real na
corrida para esvaziar a caixa de entrada de seu e-mail, mas você pode voltar
aos trilhos. Brian Tracy, autor de inúmeros livros de carreira, incluindo “encontre
seu ponto de equilíbrio (Find Your Balance Point), recomenda seguir o conselho
do bestseller japonês “A Mágica da Arrumação - A Arte Japonesa de Colocar Ordem
na Sua Casa e na Sua Vida” (The Life-Changing Magic of Tidying Up), de Marie
Kondo, especialista em organização.
"Ela diz: junte tudo em um só lugar, pegue individualmente cada item e
pergunte se este item me proporciona alegria?". Você também, pode fazer isso com seu trabalho.
Trace sugere que "Em vez de ser passivo e fazer o que outra pessoa lhe
diga o que tem de fazer, ativamente olhe para o seu trabalho e pergunte o que
eu realmente gostaria de fazer?". Com um pouco de criatividade, ao longo
do tempo, você pode transformar o trabalho que você tem no trabalho que deseja.
2. Um
sentido de progresso
Quando
os dois pesquisadores estudaram diários de quase 12.000 dias de trabalho,
descobriram que os dias mais felizes e produtivos eram aqueles marcados por um
senso de progresso. "Em última análise, o trabalho é realmente sobre a
realização", diz Richard Sheridan, CEO da Menlo Innovations, e autor de
Joy, Inc. "Eu consegui fazer algo, e isso importa?". Seus membros da
equipe se reúnem com os clientes semanalmente para uma avaliação de status: o
cliente relata o que a equipe fez durante a semana passada, com qualquer
comentário que ele deseja. Veja o impacto que dá à equipe "uma verdadeira
sensação do que fez a diferença.
Tracy cita um ponto relacionado ao tema: o progresso é o oposto da distração. "Se você está perdendo tempo o dia inteiro com distrações, então não terminará as tarefas" e "os seres humanos são projetados para obter uma sensação de prazer de finalização ou entrega". Um tempo longe dos e-mails pode fazer maravilhas para o bem-estar. De fato, um estudo que envolveu cortar o acesso ao e-mail por 5 dias demonstrou uma diminuição do nível de stress dos empregados.
3. Sem
medo
Estímulo pode motivar as pessoas no curto prazo, mas se os se os empregados se preocupam que seus empregos estão na corda bamba, a pesquisa aponta que eles se tornam menos envolvidos e desempenho cai. "O medo tem esse efeito debilitante na segurança, na confiança, no trabalho em equipe, na colaboração, na criatividade, na inovação e na invenção", diz Sheridan. Isso não significa que não pode haver responsabilidade. Pessoas que não estão performando bem e não querem orientação precisam ser desligados. Da mesma forma, "há coisas de que devemos ter medo", diz Sheridan. Desapontar um grande cliente é uma dessas coisas. Mas, "O que eu estou falando é usar a indústria do medo como uma maneira de motivar as pessoas". Isso só torna os empregados extremamente infelizes.
4. Autonomia
Uma
metanálise envolvendo mais de 400.000 pessoas em 63 países descobriu que a
autonomia e o controle sobre a vida de uma pessoa importam mais para a
felicidade do que o dinheiro. Em um contexto de trabalho, isso requer um senso
de controle sobre o seu trabalho, mas - tão importante - sobre o seu tempo
também. A flexibilidade é fundamental, e os empregados com horários de trabalho
flexíveis relatam melhor bem-estar do que aqueles com menos controle sobre o
tempo e lugar.
5. Pertencimento
Os
seres humanos são criaturas sociais, e a pesquisa Gallup descobriu que as
pessoas que têm um "melhor amigo" no trabalho são mais produtivas e
envolvidas. Os relacionamentos reais são difíceis de serem construídos, mas a
interação relaxada cria familiaridade ao longo do tempo. Isso significa levar a
equipe para o almoço ou café, tantas vezes quanto puder. Você também pode
simplesmente construir uma rede de amizade no dia a dia, fazendo coisas que
constroem seu capital de relacionamento. Bill Jensen, CEO da consultoria The
Jensen Group, adota o que ele chama de regra "3-2-1" para seu dia a
dia. Ele se concentra em suas 3 melhores tarefas diárias, a número "um"
refere-se a aprender algo, e, em seguida, ele inclui todos os dias "os
dois momentos seguintes, ajudando os outros", diz ele. “Cada uma dessas
ações diárias serve para alimentar e construir a felicidade de longo prazo”.
REFERÊNCIAS:
Tradução
livre e adaptação do texto original de:
VANDERKAM,
Laura. Research shows you need these 5
things to be happy at work. Fortune Health. Disponível em < http://fortune.com/2015/09/26/happy-work-tips/>
Acessado em 18 de Jan.
de 2016
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