Pular para o conteúdo principal

As 7 Características que diferenciam os grandes líderes


Ninguém é perfeito, e isso vale para os nossos líderes também, embora possamos desejar de forma diferente para eles.

Nós queremos que eles sejam quase perfeitos na sua capacidade de inspirar-nos a fazer um excelente trabalho, realizar coisas importantes para a organização e levar-nos com a humanidade e de caráter inquestionável.

Grandes líderes gastam muito tempo pensando sobre como melhorar as suas organizações e as pessoas dentro deles. Deb Cheslow, autor de notável coragem, passou muito tempo pensando sobre o que faz um grande líder, e as características abaixo são adaptados a partir de seus escritos.

1.   Faz as coisas certas, mesmo quando ninguém esteja olhando. Tem integridade e caráter para complementar a sua capacidade de fazer as coisas. É fácil fazer a coisa certa quando você tem uma audiência, mas é preciso coragem e força de caráter para fazer a coisa certa quando você está sozinho. Mantem-se fiel a seus valores, mesmo quando todos ao seu redor estão se debatendo, ou quando a opinião popular vai contra o que você sabe em seu coração o que fazer para estar certo.

 2.   Assume a sua responsabilidade. Segue as regras, relata fatos com precisão, trata as pessoas de forma justa, e não mente, engana ou rouba para avançar sua agenda. Mantem-se responsável por suas ações e decisões e as ações das pessoas sob a sua autoridade. Não dá desculpas, assume a culpa quando as coisas dão errado e certifica-se aqueles que fazem o trabalho de obter o crédito quando as coisas dão certo. Ataca as causas dos problemas e não culpa os outros.

 3.      Faz o que for preciso, porém minimiza os danos colaterais. Alcança resultados sem deixar seus seguidores exaustos, ofendidos ou desmoralizados. Atingem seus objetivos dentro de limites morais e éticos. Não é um líder que é vítima de má decisão ou compromete o seu caráter e integridade para que possa se ​​sentir bem no momento.

4.  Desenvolve seguidores. Desenvolve as habilidades e talentos dos outros e torna os empregados parceiros no processo de realização de metas. Capacita sua equipe para melhorar continuamente, compartilha seu conhecimento e experiência com generosidade e pressiona a sua equipe para conseguir mais, percebendo que todo mundo vai ser melhor, mais frequentemente os empregados fazem um grande trabalho e alcançam grande sucesso.

5.   Nunca vai sozinho. Absorve o input e o conselho de numerosos assessores, tanto a partir de perspectivas semelhantes e opostas, em seguida, elabora soluções baseadas em uma visão bem definida do problema. Entende que é ingênuo acreditar que considerou todos os ângulos possíveis de um problema sem procurar o conselho em uma rede diversificada e ampliada.

6.   Deixa as pessoas e as coisas melhores do que encontrou. Sempre faz uma diferença positiva que beneficia a todos. Mesmo quando herda uma situação que é menos do que o ideal, serve de inspiração para a reconstrução maior e melhor do que antes.

7.   É corajoso. Desafia a lógica e sabedoria convencional e alardeia novas trilhas. Não se debruça sobre por que algo não pode ser feito, mas apenas considera como isso pode ser feito. Toma uma decisão, comunica-a, e, em seguida, com sua equipe definem sobre o que torna uma realidade.

Quais são os traços de liderança que você mais valoriza e acredita que são essenciais para um grande líder?

REFERÊNCIAS:     

Tradução e adaptação do texto original de:

SMITH, M. M.  The 7 Characteristics that set great leaders apart.  TLNT. The business of HR. Disponível em< http://www.tlnt.com/2013/09/11/the-7-characteristics-that-truly-sets-great-leaders-apart/?utm_source=TLNT&utm_campaign=c7dafe2950-tlnt-daily-the-7-characteristics-that-set-great&utm_medium=email&utm_term=0_087d6f0c22-c7dafe2950-287621617#more-91452 > Acessado em 11 de Set. 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...