Pular para o conteúdo principal

4 Fundamentos da liderança humilde



Evitando narcisismo e abraçando a humildade você vai inspirar a lealdade do empregado e melhorar o trabalho em equipe.

A humildade é um atributo essencial de um grande líder. Afinal, se você não pode reconhecer suas fraquezas ou reconhecer o papel dos outros em seu sucesso, será muito mais difícil de construir o seu negócio.

A humildade não tem nada a ver com ser meigo, fraco ou indeciso. A humildade inspira lealdade, ajuda a construir e manter coeso e produtivo o trabalho em equipe e diminui a rotatividade de pessoal.

Aprenda a cultivar o seu lado mais humilde com estas quatro dicas:

1.   Esteja aberto a ideias

Você não sabe tudo, para perceber quando você precisa de opiniões externas. Confie em quem tem qualificação e competência. Saiba quando a adiar e delegar. E lembre-se: As melhores ideias nem sempre veem dos especialistas. Ouça seus empregados, especialmente aqueles que raramente recebem o microfone.

2.   Não compre o seu próprio destino

Quando você está promovendo a sua empresa, você se concentra naturalmente no que é bom, e isso é bom para alguns cenários. Mas, tenha cuidado de insistir apenas em seus sucessos ou de pensar que você está anos-luz à frente da concorrência. Beber na glória de um triunfo pode ser energizante. Beber demais é intoxicante. Isso confunde a visão e prejudica o julgamento.

3.   Sirva aos seus empregados

Um de seus papéis mais importantes como líder é ajudar seus empregados, orientá-los e fazê-los crescer. O trabalho de um líder é servir, não para incutir servidão. Os empregados descobrirão rapidamente que os líderes são dedicados a ajudá-los a terem sucesso, e que estão se esforçando para o sucesso pessoal, a suas expensas.

4.   Aprenda com Einstein

Humildade vai deixar você ficar curioso, a fazer perguntas e refletir sobre o raciocínio por trás das coisas que você não entende. A educação é um processo contínuo, e a curiosidade vai leva-lo ao conhecimento. Não importa o quanto você sabe, há sempre mais do que você pode aprender sobre a sua indústria ou negócios relacionados. Mas, lembre-se do que Albert Einstein disse uma vez: Eu não tenho nenhum talento especial. Sou apenas apaixonadamente curioso.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

YAKOVICZ, W.  4 Essentials of humble leadership. Inc. Magazine. Disponível em http://www.inc.com/will-yakowicz/4-essentials-humble-leadership.html?cid=sf01002 > Acessado em 09 de Set. de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o