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10 características que definem os vencedores


Ter sucesso é muito mais fácil do que você imagina: Você decide o que quer fazer. Você age todos os dias. Você deixa de ouvir as pessoas que lhe dizem que não é possível. Você entende que os obstáculos fazem parte da jornada. Você supera esses obstáculos. Você continua. Pronto. Aponte. Fogo! Fogo! Fogo! Fogo! Fogo!

Em suma, isso é o que é preciso para você ser bem sucedido.

Eis 10 características que definem os vencedores:

1. Desenvolva um plano de carreira que tem resultados precisos. Por exemplo, determine se você deseja conduzir um departamento, toda a organização, ou o seu próprio negócio.

2. Verifique se você tem as habilidades necessárias para ter sucesso. Você conhece as exigências educacionais? Você tem as credenciais profissionais?

3. Você está despreocupado com as questões mesquinhas que permeiam nas organizações de hoje. É muito difícil avançar em sua carreira se você se preocupa com problemas que podem atrasar a realização de seus objetivos.

4. Ter uma compreensão clara dos fatores críticos de sucesso. Há exigências de trabalho que são mais importantes do que outras. Estabeleça um horário para se reunir com seu gerente para determinar quais as atividades mais importantes. Após sabê-las, passe a maior parte do seu tempo trabalhando nelas.

5. Esqueça as horas mínimas que você tem para trabalhar. Os vencedores na organização estão comprometidos com o trabalho em si e não com a carga horária de trabalho semanal de 40 horas. Se o projeto é importante, às vezes é necessário trabalhar à noite e nos fins de semana.

6. Faça um compromisso para se tornar um solucionador de problemas. Quando você observar um problema, determine como você pode resolvê-lo sem fazer um grande negócio. Aprenda a aceitar a responsabilidade e resolva os problemas em seu nível de atuação. Em outras palavras, evite que os problemas subam para a alta gerência. Também é irrelevante para fazer um grande anúncio informando que você resolveu um problema. Um bom trabalho realizado acabará sendo reconhecido.

7. Evite pensar que você é muito importante e insubstituível. Você pode facilmente perder o foco quando você pensa que você é a resposta para o problema de todos. O fato é que a empresa vai continuar funcionando mesmo sem você. Uma abordagem humilde e dedicada ao trabalho é revigorante. Dê-lhe uma chance.

8. Faça um compromisso para se concentrar nos problemas reais. É muito fácil de se preocupar com os sintomas. Por exemplo, o cliente é infeliz porque o pedido chegou tarde. Antes de culpar o departamento de expedição, faça uma rápida investigação para determinar a causa raiz. Se você quer tomar decisões inteligentes,  isso significa ter uma idéia clara sobre o que causou o atraso.

9. Evite culpar os outros pelos problemas que você poderia ter evitado. Para ser um vencedor, exigirá que você seja totalmente responsável por todos os trabalhos realizados por sua equipe. É fácil ter um “bode expiatório” na equipe e isso pode fazer você se sentir melhor. No entanto, em breve você vai perder o respeito de todos e, eventualmente, você vai ser visto como uma pessoa medíocre na organização ou muito pior.

10. Não desligue as luzes até que você faça a varredura final. Antes de ir para a cama, certifique-se que você revisou os itens críticos da sua agenda diária. Os vencedores têm um alarme em seu cérebro que é iluminado quando o perigo está próximo. Resolva o problema antes que se torne uma catástrofe.

Os vencedores têm um foco claro e vão fazer o que for preciso para concluir o trabalho.  Pode não ser bonito, mas a eficácia é importante. Coloque seu plano em prática hoje mesmo e começe a montar sua equipe. Suas chances de sucesso aumentam rapidamente quando os outros acreditam em sua visão, testemunham seus resultados e estão dispostos a fornecer os seus talentos para a sua missão.

REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original 10 Characteristics that define winners. JMBOK.com. Disponível em < http://www.jmbok.com/blog/2012/03/10-characteristics-that-define-winners/> Acessado em 07 de Mar. 2012.

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