Pular para o conteúdo principal

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Pareto


Diagrama de Pareto

É um gráfico de barras verticais que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas. É utilizado para classificar e priorizar problemas, falhas, não conformidades ou anomalias.

O Método de Análise de Pareto permite:

-      Dividir um problema grande num grande número de problemas menores e que são mais fáceis de serem resolvidos;
-      Priorizar projetos;
-      Estabelecimento de metas concretas e atingíveis.
Em muitos casos, a maior parte dos defeitos e de seus decorrem de um número relativamente pequeno de causas (poucos vitais e muitos triviais: regra 80 / 20)

Como construir um Diagrama de Pareto:

Etapa 1 – Defina o tipo de problema a ser investigado / estudado (itens defeituosos, reclamações, falhas, acidentes, eventos em locomotivas, falhas em vagões)
Etapa 2 – Liste os possíveis fatores de estratificação do problema escolhido (por tipo, turno, máquina, etc.)
Etapa 3 – Estabeleça o método e período de coleta de dados
Etapa 4 – Elabore uma lista de verificação e registre o total de observações de cada categoria e o número total.
Etapa 5 - Prepare uma planilha de dados para o Diagrama de Pareto com as seguintes informações: categorias, quantidades individuais, totais acumulados, percentagens individuais, percentagens acumuladas.
Etapa 5 – Ordene os itens, listando as categorias em ordem decrescente de quantidade e preencha a planilha de dados para o Diagrama de Pareto (Tabela 1).

 
Tabela1 - Exemplo de planilha de dados para elaboração do Diagrama de Pareto.
 Fonte: Pessoa (2007)

Etapa 6 – Trace dois eixos verticais de mesmo comprimento e um eixo horizontal.
-       Marque o eixo vertical do lado esquerdo com uma escala de 0 até o valor total geral (identifique o nome da variável representada neste eixo e a unidade de medida).
-       Marque o eixo vertical direito com uma escala de 0% a 100%. Identifique este eixo como “percentagem acumulada (%)”
-       Divida o eixo horizontal em número de intervalos igual ao número de categorias constantes na planilha de dados.
Etapa 7 – Identifique cada intervalo do eixo horizontal com o nome das categorias.
Etapa 8 – Construa um gráfico de barras utilizando a escala do eixo vertical do lado esquerdo.
Etapa 9 – Construa a curva de Pareto marcando os valores acumulados (total ou percentagem), acima e no lado direito do intervalo de cada categoria, e ligue os pontos com seguimentos de reta (Figura 1).
Etapa 10 – Registre outras informações que devam constar no diagrama:

-      Título
-      Período de coleta dos dados
-      Número Objetivo do estudo realizado
-      Quantidade total de dados

Figura 1 – Exemplo simulado de um Diagrama de Pareto.
                            Fonte: Pessoa (2007)

Tipos de Diagrama de Pareto:

-      Diagrama de Pareto por Efeitos

É um diagrama que se refere aos resultados indesejáveis, e é utilizado para descobrir qual é o maior problema enfrentado pela organização.

§  Qualidade: defeitos, falhas, reclamações, devoluções, etc.
§  Custo: Perdas de produção, gastos, custos de manutenção
§  Entrega: Falta de matéria-prima, índice de atrasos de entrega
§  Moral: Índice de reclamações trabalhistas, absenteísmo, etc.
§  Segurança: Número de acidentes do trabalho, índice de gravidade de acidentes, etc.

-      Diagrama de Pareto por Causas

É um diagrama que se refere às causas no processo, e é utilizado para descobrir as principais causas de um problema.

§  Pessoas: treinamento, experiência, habilidade, turno.
§  Máquina: Ferramentas, modelos, instrumentos.
§  Medida: método de medição, precisão dos instrumentos
§  Método: Informação, atualização, clareza das instruções.
§  Insumos: fornecedor, lote, tipo, transporte, armazenamento.
§  Condições ambientais: Temperatura, umidade, iluminação.


REFERÊNCIAS

PESSOA, Gerisval A. PDCA: ferramentas para excelência organizacional. (Apostila). São Luís: FAMA, 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...