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Série Ferramentas de Gestão: Folha de Verificação


Folha de verificação

É a ferramenta da qualidade utilizada para facilitar e organizar o processo de coleta e registro de dados, de forma a contribuir para otimizar a posterior análise dos dados obtidos.

Para elaborar uma folha de verificação devemos:
- Definir o objetivo da coleta de dados
- Incluir campos para:
  
Título (p. ex.: reboques de locomotivas)
Identificação do responsável pela coleta (quem).
Período de observação
O registro da origem dos dados (turno, data de coleta, turma, período da coleta, etc.).
- Instruir os  envolvidos na coleta sobre importância do preenchimento da folha, e exatamente o que, onde, quando e como será medido.

Uma folha de verificação bem elaborada é o início da transformação de opiniões em fatos e dados.

A Figura 1 apresenta um modelo de folha de verificação para levantamento de eventos diários ocorridos em transportadores de esteira.

  Figura 1 – Modelo de Folha de Verificação
Fonte: Pessoa (2007)

REFERÊNCIAS

PESSOA, Gerisval A. PDCA: ferramentas para excelência organizacional. (Apostila). São Luís: FAMA, 2007.

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