Folha de verificação
É a ferramenta da qualidade utilizada para facilitar e organizar o processo de coleta e registro de dados, de forma a contribuir para otimizar a posterior análise dos dados obtidos.
Para elaborar uma folha de verificação devemos:
- Definir o objetivo da coleta de dados
- Incluir campos para:
• Título (p. ex.: reboques de locomotivas)
• Identificação do responsável pela coleta (quem).
• Período de observação
• O registro da origem dos dados (turno, data de coleta, turma, período da coleta, etc.).
- Instruir os envolvidos na coleta sobre importância do preenchimento da folha, e exatamente o que, onde, quando e como será medido. Uma folha de verificação bem elaborada é o início da transformação de opiniões em fatos e dados.
A Figura 1 apresenta um modelo de folha de verificação para levantamento de eventos diários ocorridos em transportadores de esteira.
Figura 1 – Modelo de Folha de Verificação
Fonte: Pessoa (2007)
REFERÊNCIAS
PESSOA, Gerisval A. PDCA: ferramentas para excelência organizacional. (Apostila). São Luís: FAMA, 2007.
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