Se você está assumindo um cargo de liderança ou procura ter mais
influência no seu papel de gerenciamento atual, os desafios que você enfrenta
vêm em todas as formas e tamanhos - para atingir seu potencial total nessas
situações, você precisa dominar um novo conjunto de 17 habilidades empresariais
e pessoais, desde a compreensão das principais demonstrações financeiras e os
fundamentos da estratégia para a inteligência emocional e a construção da
confiança de seus empregados. Abaixo, destaco uma importante prática que é o
entendimento da estratégia organizacional.
Quando você lidera uma equipe, suas estratégias e objetivos devem se
alinhar com as prioridades da organização. Se você não entender completamente
como o trabalho do seu grupo se enquadra na “grande figura”, considere fazer uma
"turnê de escuta" - uma série de conversas com as pessoas que podem
esclarecer os objetivos estratégicos da empresa. Claro, comece com o seu líder
imediato, mas também converse com outros líderes da organização, incluindo
pares e pessoas que estão em níveis hierárquicos inferiores ao seu. Pergunte a
si mesmo: quem esteve na empresa há muito tempo? Quem trabalhou em estreita
colaboração com a liderança atual? Quem recentemente transferiu de uma empresa
que passou por um processo de mudança semelhante? Quando você chegar, demonstre
que você tem uma compreensão básica da estratégia e ofereça sua contribuição.
Por exemplo, você pode dizer: "Eu ouço você dizer que a inovação é uma
prioridade para minha equipe. Onde você gostaria que focássemos? ".
Fonte:
Tradução livre e adaptação do texto original New Managers: Take a Listening Tour to Understand Your Company’s
Strategy. HBR – The Management Tip of the Day, June, 01, 2017
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