Um dos
desafios na concepção e gestão da remuneração é a construção de programas que
recompensam os empregados de forma justa, competitiva e de forma a
envolverem-nos no sucesso da empresa - sem criar um sentimento de jurisprudência.
Especialmente quando parece que o direito está ligado à nossa cultura.
Whitney
Johnson (2012) “Luta pelos seus direitos, o assassino na inovação”, fala de
todas as maneiras pelas quais nós inadvertidamente reforçamos um senso de
direito, com nossos filhos, com nossos empregados, mesmo com nossos executivos.
E ela aponta que a responsabilidade, e o ato de responsabilizar as pessoas, é o
oposto direto do direito. Então, neste artigo, ela destaca uma reivindicação inovação
e sobre a desvantagem de proteger as pessoas de limites e consequências:
fronteiras e desafios podem nos fortalecer e encorajar.
Trazendo
este pensamento para os programas de remuneração, os mesmos tendem
a ser cheios de limites. Eis alguns exemplos:
1.
Faixas salariais (Mensagem de limite subjacente: este é
o salário fixo mais alto que estamos dispostos a pagar pelo trabalho que você
está realizando atualmente).
2.
Objetivos de desempenho (mensagem de limite subjacente: seu
desempenho não será considerado exceder expectativas, a menos que você realize
X.)
3.
Diretrizes de aumento de salário (mensagem de limite subjacente: este é
o maior aumento de salário que você pode ganhar em seu nível atual de
desempenho.)
4.
Estrutura do plano de incentivos do
grupo (Mensagem de
limite subjacente: Nenhum prêmio será recebido a menos que a empresa obtenha um
lucro líquido de X.)
A
questão é a seguinte: estamos posicionando e comunicando esses limites de uma
forma que dar poder e incentiva os empregados? Estamos apresentando esses
limites de uma maneira que inspira os empregados a realizarem as coisas
necessárias para ir além deles?
REFERÊNCIAS:
BARES, Ann. Are
pay boundaries empowering or demotivating? TLNT –Talent Management and HR. Disponível em <https://www.eremedia.com/tlnt/are-pay-boundaries-empowering-or-demotivating/?>
Acessado
EM 01 DE ABR DE 2017
JOHNSON, W. Battling
Entitlement, the Innovation-Killer. Harvard Business Review, January, 12, 2012. Disponível
em < https://hbr.org/2012/01/battling-entitlement-the-innov
>. Acessado em 01 de abr. de 2017.
Comentários
Postar um comentário