Você
é daquele que sempre diz "sim” no
trabalho?
Sempre
que o seu chefe ou um colega precisa de alguma coisa, o seu nome está na ponta
de sua língua? Se você é uma pessoa solícita no trabalho quando alguém precisa
de um "sim", parabéns!
Você já deve ter garantido o seu lugar no escritório.
Quem
quer demitir a pessoa que nunca diz não? Por outro lado, é provável que você se
coloque em risco a favor de fazer o que for necessário para a sua carreira.
Isso pode ser um grande erro.
Como
você pode encontrar um equilíbrio entre a manutenção de seu status de
indispensável no trabalho e sua sanidade? Infelizmente, não há respostas
fáceis. As circunstâncias são diferentes para cada pessoa, e se você trabalha
em um lugar onde você só é tão bom quanto a última coisa que fez, nem todo esse
conselho pode funcionar para você. No entanto, em muitos casos, uma vez que
você já criou uma reputação de ser útil e agradável, às vezes ter uma forma
cuidadosa de dizer "não"
não prejudicará a sua reputação, e sim, pode realmente ganhar o respeito
adicional.
Veja
então, como dizer não sem arriscar tudo no trabalho:
Escolha a situação com cuidado
Se
todo mundo está estressado ao máximo, você está pronto para uma promoção e seu
chefe chega desesperado com um pedido desesperado de ajuda, provavelmente não é
o momento de decidir que você vai mudar a sua reputação de pessoa que sempre "faz
tudo" no trabalho. Por outro lado, se as coisas estão um pouco mais
estável, e parece que há outras pessoas que poderiam ajudar, você terá mais
liberdade para falar que sua agenda já está cheia. Veja as seguintes sugestões
para dizer não ao invés de sim.
Aprenda a dizer não, sem dizer
"não"
Talvez
o seu chefe esqueceu dos outros trabalhos importantes que você está fazendo. Em
vez de dizer: "Não, eu não posso assumir mais um projeto", diga:
"Eu posso ver o quão importante é esse projeto. Podemos sentar por alguns
minutos para que você possa me ajudar a priorizar o meu trabalho? Eu quero ter
certeza que estou me concentrando em coisas mais importantes para a empresa"
Nesta
reunião, certifique-se que não esqueceu de incluir todos os projetos-chave (ou
trabalho, mesmo do dia a dia) que você está gerenciando. Se você apresentar um
caso concreto, indicando que realmente não tem tempo para lidar com outra
coisa, é possível que possa dizer "não" sem realmente proferir essas
palavras.
Apresente uma solução alternativa
Talvez
você esteja ocupado demais para assumir o trabalho por si mesmo, mas pode lidar
com uma parte do projeto. Se você tem uma área de especialidade (por exemplo,
você é o melhor na análise de dados), sugira que você poderia controlar esta
parte do projeto em parceria com alguém especialista na parte de pesquisa.
Sem
dúvida, esta é uma conversa complicada, pois está tentando direcionar partes de
um projeto para outras pessoas. No entanto, se você mantiver um entusiasta, com
a abordagem "faz tudo" e comunicar de uma maneira que irá ressoar bem
ao seu chefe, é possível que ele pense que você ainda está dizendo
"sim", mesmo que você realmente esteja dizendo "não".
Recuse, mas tem uma boa razão
O
que qualifica como uma "boa razão" irá variar de trabalho para trabalho.
Sinto muito se você trabalha em lugar onde não há boas razões, talvez esteja no
trabalho errado e é hora de procurar um novo emprego que valoriza o seu tempo
fora do trabalho.
Se
você já planejou assistir a um casamento de parentes ou a formatura do seu
filho, e este novo projeto irá interferir em um desses compromissos, você pode
optar por dizer ao seu chefe que você não pode ajudá-lo. Logicamente que você
não vai iniciar a conversa com a palavra "não". Em vez disso, escolha
suas palavras cuidadosamente, lembre a seu supervisor que você sempre gosta de
dizer que sim, mas as circunstâncias desta vez significa que você gostaria de ajudá-lo
em outra oportunidade.
REFERÊNCIAS:
Tradução
e adaptação do texto original de:
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