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O que você está fazendo de errado em eventos de networking?



Durante os eventos de networking você pode cometer erros e deixa-lo desinteressado ou parecer o mais hipócrita de toda a sala. Para evitar esse inconveniente, aqui estão quatro erros mais comuns e estratégias para que você faça as conexões mais significativas avançarem.

1. Você não estava realmente lá

Você entra em uma sala lotada e imediatamente inicia uma conversa. Você aperta as mãos, mas seus olhos estão vagando, tentando encontrar na sala a pessoa que realmente quer conhecer.

Esta é uma prática horrível, ainda assim muitos de nós a cometemos. Nós nos concentramos tão fortemente sobre a conexão com o título certo que começamos a considerar todas as conversas de nível médio e, ai, temos uma oportunidade perdida para falar com as pessoas que realmente importam. Esta atitude prejudicará o seu sucesso.

Lembre-se, que a pessoa que você ainda não conhece ter um título presidente ou trabalhar para uma grande organização, mas ele está ligado a um universo de pessoas. Você pode precisar de uma dessas conexões algum dia, ou você pode simplesmente ter uma conversa incrível e aprender alguma coisa.

Para ajudar a gerenciar sua ansiedade, defina um limite de cinco minutos em todas as conversas. Depois disso, a menos que você tenha todo o tempo de sua vida, sai da conversa educadamente, dizendo: "Eu gostei da nossa conversa. Já que nós dois estamos aqui para aumentar nossas conexões, por que não nos reunirmos com algumas outras pessoas?" Ou "Foi ótimo conversar com você. Nos falamos mais tarde?"

2 . Você adia a networking até que seja tarde demais

Você não manteve contato com sua rede de relacionamento do seu último emprego, há três anos.  Agora você precisa encontrar um novo emprego e está participando de eventos de networking e pedindo freneticamente a todos que você conhece, " tem um trabalho para mim?". Até os amigos reviram os olhos quando veem você chegando.

Caçadores de emprego desesperados são demasiadamente tensos e necessitam de se conectarem verdadeiramente. Têm péssimas energias, são nervosos e ansiosos, e a conversa é, francamente, chata ("Um trabalho? Um trabalho? Um trabalho?").

Para evitar isso, mantenha-se com seus contatos, mesmo quando você não precisa deles. Manter não precisa ser oneroso. Algumas ideias fáceis incluem:

-       Agende uma chamada telefônica a cada dois meses.
-       Trate as fortes ligações com um almoço, uma vez por trimestre ou duas vezes por ano.
-       Envie links de artigos ou workshops que você sabe que um contato específico irá apreciar.

Note que estas duas últimas sugestões requerem dar algo para o seu contato. Dar é importante. Ao dar, você modela o tipo de relacionamento que você quer ter: Aquela em que as pessoas compartilham e ajudam uns aos outros.

3 . Você conecta apenas com pessoas como você

Você tem relacionamento estreito com as pessoas em seu departamento. Você sai para beber nas noites de sexta-feira, compartilha fotos de seus filhos e consulta um do outro. Mas, essa estreiteza de espírito pode sair pela culatra quando você faz uma má decisão sobre seu projeto. Todo mundo concordou que era o caminho certo a seguir, mas todos perdemos algo completamente óbvio para as pessoas de fora do departamento.

É tão reconfortante para se conectar com pessoas como nós. Elas compartilham nosso jargão, nossas perspectivas e os nossos interesses. Elas reforçam a nossa convicção de que somos conhecedores, correto e bom no que fazemos. Infelizmente, elas também isolam-nos de pessoas que poderiam nos ajudar a ampliar nossas habilidades e tomar melhores decisões.

Certifique-se de que a sua rede de relacionamento inclui pessoas com diferentes habilidades, áreas de conhecimento, experiências e níveis de responsabilidades do que a sua. Sim, você perde o conforto de associar apenas com pessoas que pensam como você. Mas, obtém informações e perspectivas que podem ajudá-lo a preencher os seus pontos cegos.

4. Você está ocupado demais para fazer follow-up

Você conectou com as pessoas fascinantes na conferência do ano passado. Quando voltou para o trabalho, ficou bastante ocupado e esqueceu de fazer follow-up. Agora você quer contatá-los, mas ninguém retorna as suas ligações.

O problema subjacente é que as pessoas muitas vezes pensam simplesmente que recolher cartões de visita é o suficiente. Vá para uma conferência, obtenha um cartão de visita, e ... pronto! Se fosse assim tão fácil...

Conseguir um cartão de visita é apenas um primeiro passo. Para um contato para tornar-se uma verdadeira parte da sua rede de relacionamento, você precisa envolvê-los. Isso significa que é necessário retornar as conversas após o evento.

É difícil fazer follow-up quando você coletou 100 cartões. Em vez de tentar se conectar com todos eles, use a sua viagem de retorno para casa para identificar os cinco primeiros. Estas são as pessoas que você mais gostou, quem o intrigou e que você absolutamente deseja na sua rede de relacionamento. Certifique-se de manter contato com eles.


REFERÊNCIAS: 

TOWNSEND, Maya. Here's what you are doing wrong at networking events. Business Insider. Disponível em< http://www.businessinsider.com/why-you-stink-at-networking-2014-3 > Acessado em 05 de Mar. 2014.

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