Durante
os eventos de networking você pode
cometer erros e deixa-lo desinteressado ou parecer o mais hipócrita de toda a
sala. Para evitar esse inconveniente, aqui estão quatro erros mais comuns e
estratégias para que você faça as conexões mais significativas avançarem.
1. Você não estava realmente lá
Você
entra em uma sala lotada e imediatamente inicia uma conversa. Você aperta as
mãos, mas seus olhos estão vagando, tentando encontrar na sala a pessoa que realmente
quer conhecer.
Esta
é uma prática horrível, ainda assim muitos de nós a cometemos. Nós nos
concentramos tão fortemente sobre a conexão com o título certo que começamos a
considerar todas as conversas de nível médio e, ai, temos uma oportunidade
perdida para falar com as pessoas que realmente importam. Esta atitude prejudicará
o seu sucesso.
Lembre-se,
que a pessoa que você ainda não conhece ter um título presidente ou trabalhar
para uma grande organização, mas ele está ligado a um universo de pessoas. Você
pode precisar de uma dessas conexões algum dia, ou você pode simplesmente ter
uma conversa incrível e aprender alguma coisa.
Para
ajudar a gerenciar sua ansiedade, defina um limite de cinco minutos em todas as
conversas. Depois disso, a menos que você tenha todo o tempo de sua vida, sai
da conversa educadamente, dizendo: "Eu gostei da nossa conversa. Já que
nós dois estamos aqui para aumentar nossas conexões, por que não nos reunirmos
com algumas outras pessoas?" Ou "Foi ótimo conversar com você. Nos
falamos mais tarde?"
2 . Você adia a networking até que seja tarde demais
Você
não manteve contato com sua rede de relacionamento do seu último emprego, há
três anos. Agora você precisa encontrar
um novo emprego e está participando de eventos de networking e pedindo freneticamente a todos que você conhece,
" tem um trabalho para mim?". Até os amigos reviram os olhos quando veem
você chegando.
Caçadores
de emprego desesperados são demasiadamente tensos e necessitam de se conectarem
verdadeiramente. Têm péssimas energias, são nervosos e ansiosos, e a conversa
é, francamente, chata ("Um trabalho? Um trabalho? Um trabalho?").
Para
evitar isso, mantenha-se com seus contatos, mesmo quando você não precisa deles.
Manter não precisa ser oneroso. Algumas ideias fáceis incluem:
- Agende uma chamada telefônica a cada
dois meses.
- Trate as fortes ligações com um almoço,
uma vez por trimestre ou duas vezes por ano.
- Envie links de artigos ou workshops
que você sabe que um contato específico irá apreciar.
Note
que estas duas últimas sugestões requerem dar algo para o seu contato. Dar é
importante. Ao dar, você modela o tipo de relacionamento que você quer ter: Aquela
em que as pessoas compartilham e ajudam uns aos outros.
3 . Você conecta apenas com pessoas
como você
Você
tem relacionamento estreito com as pessoas em seu departamento. Você sai para
beber nas noites de sexta-feira, compartilha fotos de seus filhos e consulta um
do outro. Mas, essa estreiteza de espírito pode sair pela culatra quando você
faz uma má decisão sobre seu projeto. Todo mundo concordou que era o caminho
certo a seguir, mas todos perdemos algo completamente óbvio para as pessoas de
fora do departamento.
É
tão reconfortante para se conectar com pessoas como nós. Elas compartilham
nosso jargão, nossas perspectivas e os nossos interesses. Elas reforçam a nossa
convicção de que somos conhecedores, correto e bom no que fazemos.
Infelizmente, elas também isolam-nos de pessoas que poderiam nos ajudar a
ampliar nossas habilidades e tomar melhores decisões.
Certifique-se
de que a sua rede de relacionamento inclui pessoas com diferentes habilidades,
áreas de conhecimento, experiências e níveis de responsabilidades do que a sua.
Sim, você perde o conforto de associar apenas com pessoas que pensam como você.
Mas, obtém informações e perspectivas que podem ajudá-lo a preencher os seus
pontos cegos.
4. Você está ocupado demais para fazer
follow-up
Você
conectou com as pessoas fascinantes na conferência do ano passado. Quando
voltou para o trabalho, ficou bastante ocupado e esqueceu de fazer follow-up. Agora você quer contatá-los,
mas ninguém retorna as suas ligações.
O
problema subjacente é que as pessoas muitas vezes pensam simplesmente que recolher
cartões de visita é o suficiente. Vá para uma conferência, obtenha um cartão de
visita, e ... pronto! Se fosse assim tão fácil...
Conseguir
um cartão de visita é apenas um primeiro passo. Para um contato para tornar-se
uma verdadeira parte da sua rede de relacionamento, você precisa envolvê-los.
Isso significa que é necessário retornar as conversas após o evento.
É
difícil fazer follow-up quando você
coletou 100 cartões. Em vez de tentar se conectar com todos eles, use a sua
viagem de retorno para casa para identificar os cinco primeiros. Estas são as
pessoas que você mais gostou, quem o intrigou e que você absolutamente deseja
na sua rede de relacionamento. Certifique-se de manter contato com eles.
REFERÊNCIAS:
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