Reconhecer
os empregados é importante. Mas, o reconhecimento estratégico, frequente e
oportuno é mais importante ainda. O reconhecimento específico de comportamentos
dos empregados e as realizações alinhadas com os valores e os objetivos
estratégicos da empresa contribuem para aumentar o envolvimento, a produtividade,
o desempenho e a retenção dos empregados.
A comunicação
detalhada de elogios e agradecimentos é a chave para alcançar estes resultados.
Incorpore os elogios e agradecimentos
na sua rotina diária
No
entanto, não devemos esquecer outras três formas críticas de reconhecimento do
empregado que devem ser incorporadas no dia a dia:
1. Confiança - Você confia em seus empregados?
Você delegar plenamente as responsabilidades a eles, sem micro gerenciar o resultado?
2.
Apoio - Você disponibiliza aos empregados as
informações necessárias para que eles desenvolvam bem o trabalho? Você se disponibiliza
para falar por meio de abordagens de projeto e sobre os resultados desejados?
Você, quando necessário, atua como um ponto de apoio para ajudar seus empregados
a superarem obstáculos internos?
3.
Facilitação - Você se certifica que seus empregados
têm as ferramentas ou informações necessárias desempenharem bem suas atividades?
Você eliminar a burocracia e ajuda os empregados a vencerem a burocracia para
se concentrar no trabalho?
Como
tornar esses três aspectos da gestão e da função de liderança como
reconhecimento do empregado? Todos estes, quando bem feito, comunica aos empregados
que você reconhece suas habilidades e quer ajudá-los a obterem o sucesso.
Indo à essência
Essa
é a essência do reconhecimento do empregado:
Eu vejo o que você faz.
Você faz isso bem.
Encorajo-vos a fazê-lo novamente e
novamente.
Na
verdade, a confiança, o apoio e a
facilitação do líder são elementos centrais do "engajamento
exponencial" (Towers Watson), um
nível mais elevado de engajamento capaz de entregar o aumento da margem
operacional em dobro em comparação com as empresas com o envolvimento padrão
dos empregados e três vezes a margem operacional das empresas com empregados
desengajados.
Você
confia, apoia e facilita o sucesso de seus empregados?
REFERÊNCIAS:
Toda interação com foco comportamental nas pessoas será sempre melhor que que o foco nos resultados da empresa. Primeiro a pessoa, depois os resultados vem como boa e necessária consequência. Essas, sem dúvidas, são excelentes maneiras de interação!
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