Pular para o conteúdo principal

O bem estar emocional do líder = equipe saudável



Todos nós queremos trabalhar em lugares onde nos sentimos no nosso melhor. Do ponto de vista dos empregadores, pessoas que se sentem no seu melhor podem dar o máximo de si.

Os nossos relacionamentos interpessoais podem afetar o nosso senso de bem-estar. Alguns relacionamentos são bastante saudáveis, outros tóxicos. Os mais tóxicos são aqueles que nos deixam chateados, ao nível neural. Isso significa um aperto na amígdala, que provoca emoções angustiantes. A área pré-frontal está sendo conduzida pela amígdala excitada: Não podemos nos concentrar em nada, além de ser perturbador. Lembramos o que mais impactou para esta situação de chateação e recorremos sobre as formas de pensarmos e agirmos, desde a nossa infância. Este não é o melhor estado para se realizar um trabalho.

Por outro lado, quando nos sentimos no nosso melhor, estamos em estado mental de operação em que executamos uma atividade com um sentimento totalmente imerso, energizado e focado, com pleno envolvimento e prazer no processo da atividade. Neste caso, nosso cérebro está em um estado máximo de harmonia neural e eficiência cognitiva. Sentimo-nos grande e podemos aplicar plenamente qualquer uma das habilidades que possuímos.

A liderança tem muito a ver com a situação em que o nosso estado interior vai permanecer no dia a dia do trabalho. As emoções são contagiosas. Elas fluem mais fortemente a partir da pessoa mais poderosa em grupo, o líder. Isso dá aos líderes uma ótima ferramenta e uma grande responsabilidade. Um líder precisa gerenciar bem seu próprio estado emocional, assim ele pode afetar outros na direção do bem-estar.

Esse impacto não é tão grande no que um líder faz, mas como ele comunica por meio do não verbal, tom de voz e expressão facial. Todos os canais emocionais do cérebro são conectados a lermos e ao reagirmos. Então, isso acontece melhor quando esses sinais refletem o próprio estado do líder. Ajudar aos outros a chegarem e permanecerem nesse estado de bem-estar começa com ajudando-nos a chegarmos lá.


REFERÊNCIAS:      

Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:

GOLEMAN, Daniel. Emotional wellness at work = healthy bottom lines.  Linkedin.com. Disponível em< http://www.linkedin.com/today/post/article/20130429163557-117825785-emotional-wellness-at-work-healthy-bottom-lines?trk=mp-author-card > Acessado em 26 de Mai. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...