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Como transformar conflitos no ambiente de trabalho em melhoria significativa




Atualmente, muitas organizações estão mudando do modelo de estrutura hierárquica para um ambiente ao estilo matricial, com vários chefes e mais trabalho interfuncional que se destina a melhorar o trabalho e os processos que atravessam as barreiras tradicionais da função e da geografia.

E enquanto isso muitas vezes é uma jogada inteligente, também pode levar a mais conflitos entre os empregados.

Para essas empresas, a boa notícia é que os ambientes matriciais são dinâmicos, que permitem mais flexibilidade e oferecem grandes oportunidades para a progressão individual e desenvolvimento de carreira.

A má notícia é que os ambientes matriciais podem criar dificuldades de comunicação e condições ambíguas de trabalho, em última análise, mais conflitos.

Ambientes matriciais pode aumentar a complexidade no trabalho com os colegas que estão em locais, culturas e fusos horários diferentes, e onde a comunicação é muitas vezes feita por meio da tecnologia, em vez de face a face. Além disso, os empregados respondem frequentemente a mais de um chefe.  Isto tudo, pode criar uma receita para mal-entendidos, prioridades concorrentes e aumento da tensão no ambiente de trabalho.

Assuma ou pague o preço

O conflito não é necessariamente ruim para uma organização. Ele pode ser um sinal de compromisso com a causa. Então, alegre-se! Você tem empregados apaixonados! Agora é só se certificar de que este conflito foi abordado e resolvido positivamente e todo mundo vai tornar-se melhor.

Discordâncias são saudáveis ​​e normais, e se elas são tratadas da maneira correta, podem evoluir para novas formas de trabalhar juntos (claro, o inverso é verdadeiro, se o conflito não for resolvido, pode apodrecer e reaparecer).

Por isso, é essencial que os líderes da empresa tenham habilidades para gerenciar conflitos, como parte mais regular de trabalho, especialmente em ambientes globais ou virtuais complexos.

Quatro maneiras de transformar o conflito em melhoria

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a transformar o conflito em uma melhoria significativa.

1. Reconheça e sinalize o problema. Quando você está trabalhando com colegas em locais diferentes, o conflito pode ser difícil de detectar. No entanto, além de reconhecer o problema e torná-lo explícito, não podemos esperar para resolvê-lo. Muitas equipes "giram em torno de" zonas históricas de conflitos e preferem não discuti-los. Mas, se nunca discuti-los, eles nunca serão resolvidos. Incutir um sentimento de diálogo aberto, honesto é sempre bem-vindo. Incentive os empregados a levantarem as mãos e dizerem: "Eu acho que nós temos um conflito aqui.”.

2. Permaneça emocionalmente neutro. A maioria dos conflitos é baseada em diferenças sinceras de compreensão ou opinião. Precisamos criar um ambiente onde as pessoas podem discutir suas diferenças de uma forma não emocional, para que possamos entender o que elas querem e, o mais importante, por que querem. Se tirarmos a emoção da discussão e realmente ouvirmos as opiniões de cada um, vamos descobrir, muitas vezes, que compartilhamos alguns interesses comuns.

3. Crie propósito compartilhado. Gerenciar conflito proporciona algum alívio inicial, mas se o problema subjacente não for resolvido, ele voltará. Para o verdadeiro progresso a ser feito, precisamos trabalhar por trás do conflito para encontrar o propósito comum e construir uma resolução satisfatória.

4. Aprenda com o conflito. A parte mais importante de lidar com conflitos no ambiente de trabalho deve ser, obviamente, para ter certeza de que é uma experiência de aprendizagem. Tome nota por que o conflito surgiu, como ele foi tratado e o que precisou ser feito depois. Faça acordos explícitos sobre o que você vai fazer de diferente no futuro e verifique se as pessoas estão cumprindo seus compromissos.

Muitos gerentes inexperientes preferem solucionar temporariamente o conflito ou se recusam a discutir o assunto. É fácil entender o por quê.

O conflito é muitas vezes desconfortável e é fácil de seguir o caminho de menor resistência. Mas, o caminho mais fácil não é necessariamente o caminho certo, e se você seguir os passos descritos acima, você estará apto em gerenciar os conflitos de forma mais eficaz, ou até mesmo reduzir os conflitos no ambiente de trabalho.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

HALL, K. How You Can Turn Workplace Conflict into Meaningful Progress. TLNT – The Business of HR. Disponível em < http://www.tlnt.com/2013/05/27/how-you-can-turn-workplace-conflict-into-meaningful-progress/?utm_source=TLNT&utm_campaign=4c637b7990-tlnt-daily-our-email-addiction-can-we-keep-it&utm_medium=email&utm_term=0_087d6f0c22-4c637b7990-287621617  > Acessado em 27 de Mai. 2013.

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