O sucesso
nos negócios acontece por causa de empregados bem sucedidos. Diante desta
afirmação, os gestores hábeis são um dos componentes mais críticos do sucesso
dos empregados, afinal de contas, os empregados deixam os gestores, não as empresas.
É
importante concentrar-se diretamente sobre os gestores como uma alavanca de
engajamento para atrair, captar, reter e inspirar o maior trunfo para a sua
empresa: os empregados. Para fazer isso, forneça as ferramentas necessárias para
serem bem sucedidos em vez de esperar que os gestores sejam bem sucedidos.
Ao
olhar para áreas específicas, como o reconhecimento no local de trabalho, vemos
o quão importante são os gestores para o sucesso.
Por
exemplo, a alta habilidade do gerente em reconhecer o desempenho do empregado
aumenta o engajamento em quase 60 por cento de acordo com a consultoria Towers Watson. Maior engajamento leva ao
melhor atendimento ao cliente. Melhor atendimento ao cliente significa que os clientes
são mais leais.
Conheça
a ideia. Mesmo Peter Drucker, o homem
que inventou a gestão, disse: "A
produtividade do trabalho não é da responsabilidade do empregado, mas do gestor".
Mas,
o gerente da linha de frente enfrenta tensão incrível. Entre gerir uma equipe, atingir
resultados e responder às expectativas da liderança, os gerentes conciliam
objetivos concorrentes e muitas vezes trabalham mais ou menos no escuro. Então,
como os gestores terão a formação e as melhores práticas que precisam para se
tornarem gerentes de sucesso?
Para
começar, é preciso promover as pessoas certas. Desde o início, muitas vezes conduzimos
os nossos gestores ao fracasso. Tomamos nossos melhores empregados e os
promovemos a gestores, mas a gestão é um trabalho completamente diferente.
Produzir
o maior número de vendas não equivale automaticamente à formação e liderança de
equipes. Muitas vezes você olha para trás e percebe que transformou um
empregado de alto desempenho em um péssimo gerente.
Ao
olhar para um potencial gerente, o desempenho é uma parte importante do
quebra-cabeça, mas não é toda a imagem. Grandes futuros gerentes se conectam
com colegas e influenciam colegas de trabalho. Eles são capazes de envolverem as
equipes e motivá-las para o sucesso, o que pode ser feito em parte, mas não
totalmente, pelo exemplo.
Atualmente
já estão disponíveis no mercado metodologias e ferramentas que capacitam e
permitem que os gerentes envolvam sua equipe e também meçam o envolvimento de
um empregado com os colegas de trabalho. Olhando de perto os líderes e
influenciadores de reconhecimento têm uma nova perspectiva e um novo conjunto
de dados, para escolherem os candidatos internos com mais altos potenciais de
gestão.
Atualmente,
os gerentes têm menos recursos, uma responsabilidade para o engajamento dos empregados
e captação de novos talentos, além das atribuições normais de inspirar a equipe
e bater metas da empresa. Com as métricas, não há desculpa para promover um
empregado a gerente ás cegas.
É
fácil o suficiente observar o horário normal e atividades concluídas no prazo
ou atrasadas de um empregado, mas um profundo conhecimento das atitudes da
equipe, vontade e capacidade de ajudar e ter desempenho sob pressão, exige mais
esforço. Mas, ainda assim, é importante. Conhecimentos práticos podem construir
ou destruir as equipes e garantir que a sua empresa está realizando o seu
melhor.
Sabemos
que o conhecimento é poder. Essa visão é a chave para que os gerentes
responsáveis atrelem a responsabilidade pessoal à equipe de gerentes.
O estabelecimento
de metas e expectativas claras é crucial, mas precisa ser combinado com um
apoio consistente e medidas de sucesso para ser eficaz. Ao dar aos gestores o
acesso a métricas sobre engajamento, reconhecimento e influência, construímos uma
imagem mais vívida do que apenas olhar para os números de vendas e horas
trabalhadas.
Ao
ajudar os gestores em fazer o seu melhor trabalho, vamos construir empresas que
funcionam melhor no geral. Os gerentes precisam de conhecimentos práticos para
tomar melhores decisões sobre o capital humano e conduzir o negócio ao sucesso.
REFERÊNCIAS:
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