O Facebook se tornou uma ferramenta
indispensável para os negócios. Por quê? Sim, porque há um bilhão de pessoas
interagindo diariamente nesta mídia social. Também porque seus amigos, parentes
e, o mais importante, a sua concorrência, estão interagindo, criando grandes
relacionamentos e construindo a confiança, na comunidade global.
Você
sabia que o Facebook é essencialmente
uma comunidade voltada ao consumidor? E a maioria deles é esperta o suficiente
para sentir o cheiro (e impedir) um comerciante desonesto a uma milha de
distância. O autor e palestrante Brian Basilico
lista os seus cinco principais “nãos” do Facebook
para o seu negócio. Quais são os seus? Vá em frente, e acrescente a esta lista!
1. Publicar e não responder os
comentários
As
pessoas falam. E muito.
Ou
você é parte da conversa, ou você vai ser o tema da conversa (que nem sempre é
uma coisa boa!). Você não pode postar uma simples informação que é só sobre
você. Seja parte da conversa por gostar e comente sobre as respostas de todos
para suas mensagens e outras postagens relevantes.
Se
os comentários dos outros são negativos, tente ter um bate-papo via “mensagem
direta” para suavizar quaisquer questões ou problemas que as pessoas possam ter
com você e sua empresa.
2. Não seja apenas um negócio
Se
você possui um pequeno negócio, as pessoas esperam que você se comunique
pessoalmente. Eles querem saber que você é real e tem uma vida, com paixões e
lutas, assim como eles fazem.
Ter
um perfil pessoal é a chave para ser bem sucedido no Facebook. Se você tiver apenas uma página de negócios, as pessoas
vão sentir como se estivesse ali apenas para fazer barulho. Pior ainda, o
tratamento de um perfil pessoal como um perfil de negócios não é apenas contra
os acordos de usuários do Facebook,
mas também a maneira mais rápida de ficar oculto ou sem amigos! Seja verdadeiro
em sua página e perfil pessoal. Faça uma menção ocasional de seus animais de
estimação, hobbies e outras coisas
que criam conexões humanas. Falar só sobre o negócio fica chato!
3. Não publicar sobre política ou
religião
Se
você quer se indispor com cerca de 50 por cento de seu público, então crie postagens
sobre suas opiniões políticas e religiosas. Esta é a maneira mais rápida de
fazê-lo.
Nos
negócios, você precisa ficar neutro, pelo menos bastante neutro. Ninguém está
dizendo que você não tenha crenças, valores e opiniões, mas você corre um risco
quando os compartilha abertamente nas mídias sociais. Se você é conservador ou
liberal, pró ou anti qualquer coisa, mantenha-se limitado às conversas pessoais
e off-line.
4. Não espere nada em troca
Se
você quiser ter um impacto nas mídias sociais encontre ou crie conteúdo que provoque
respostas, gostos, ações e comentários. Você precisa trabalhar duro para isso e
monitorar bem o seu conteúdo. Não se ofenda se as suas mensagens têm pouca ou
nenhuma resposta, apenas aprenda com isso que não funcionou para o seu público.
Você pode postar uma série de insucessos antes até que ganhe força
significativa.
5. Não espere sucesso imediato
A
maioria das pessoas não pede a sua primeira namorada em casamento, mas é assim
que algumas pessoas tratam as mídias sociais. Elas não têm tempo para se concentrar
no relacionamento e acham que simplesmente ao postarem mensagens as mesmas devem
produzir resultados imediatos. A maioria dos relacionamentos leva tempo para amadurecerem.
Levam-se alguns anos para se obter resultados previsíveis e mensuráveis. Seja
paciente e continue a aprender sobre o que realmente aumenta o seu
relacionamento com os fãs e seguidores.
Faça
mais o que funciona, menos o que não funciona, e aprenda a conhecer a
diferença. Não tenha medo de perguntar aos amigos e colegas do que eles gostam
e do que eles não gostam, e não leve para o lado pessoal as respostas obtidas!
REFERÊNCIAS:
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