Apresentamos a
seguir, 11 armadilhas que devem ser evitadas na implantação de um Sistema de
Gestão da Qualidade com base nos requisitos da NBR ISO 9001:2008, bem
como os principais propósitos relativos a cada tema.
1. A NBR ISO 9001:2008 é sinônima de
excelência.
- Ter um sistema de gestão da qualidade com base nos requisitos da NBR ISO 9001:2008 significa que seus produtos atendem aos requisitos dos seus clientes.
- Isto não significa excelência.
- Proporciona a repetitibilidade e previsibilidade.
2. A NBR ISO 9001:2008 é um sistema rígido que
não pode ser mudado.
- Há a possibilidade de alterar/melhorar procedimentos.
- É um sistema inteligente que aprende...
3. A NBR ISO 9001:2008 é adequada somente para
empresas que produzem bens.
- Modelo universal aplicável a qualquer natureza de organização, tanto fornecedora de bens quanto prestadora de serviços.
4. A NBR ISO 9001:2008 é adequada somente para
grandes organizações.
- Modelo universal aplicável a qualquer tamanho de empresa
5. A NBR ISO 9001:2008 deve ser implantada com
auxílio de consultoria externa.
- Não necessariamente.
- A consultoria facilita a implantação.
- Caso seja implantada por uma equipe interna, é necessária a capacitação da equipe.
- Pode se usar modelo misto.
- Há necessidade de validação de responsabilidade da equipe interna.
- A consultoria externa promove a cultura de implantação.
- Há a necessidade de sustentação e compromisso de quem está fazendo.
6. Uma empresa só consegue exportar se tiver
uma certificação internacional.
- Não necessariamente. Vai depender das exigências contratuais
- A certificação ISO 9001:2008 é um mecanismo positivo de negociação.
7. A NBR ISO 9001:2008 é um modelo fechado que
não permite mudanças e bloqueia a criatividade.
- É adequada para atendimento aos pequenos e grandes negócios.
- A NBR ISO 9001:2008 trará mecanismos que possibilitam a criatividade do pessoal.
- Contempla as especificidades das empresas.
8. O objetivo da implantação da NBR ISO
9001:2008 é a certificação.
- Não. A NBR ISO 9001:2008 auxilia a organização para conseguir a qualidade de seus produtos.
- Estrutura um sistema de gestão de qualidade.
- Reconhecimento (resultado) externo.
- Diferencial competitivo /sobrevivência.
- Deve ter orientação estratégica.
9. A empresa deve escolher entre um programa
de Qualidade Total e a ISO.
- Ambos têm objetivos semelhantes.
- O TQC pode ser usado como base para atender os requisitos normativos.
- ·Ambos são necessários.
- O TQC promove a melhoria contínua.
- A NBR ISO 9001:2008 estrutura e explicita os processos que efetuam a qualidade e atendam os requisitos do cliente.
10. O
manual da Qualidade deve ser escrito para os auditores.
- Os clientes dos procedimentos e de manual são as pessoas.
- Procedimentos úteis a quem os utilizam.
- É importante não deixar as pessoas de fora.
11. A
empresa deve modificar seus procedimentos para adaptar-se à NBR ISO 9001:2008.
- A NBR ISO 9001:2008 é um guia para atender as necessidades dos clientes e promover a sua satisfação, bem como promoção de melhorias.
- Os procedimentos existentes deve agregação de valor ao negócio.
- Reduz risco de produzir bens não aceitos pelos clientes.
- Os procedimentos promovem a previsibilidade dos resultados, ou seja, fazer bem o que faço hoje.
- Os procedimentos são a base para melhorias.
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