Pular para o conteúdo principal

Lidando com um chefe ruim


Diz-se frequentemente que não há nada certo na vida, exceto a morte e os impostos. O paralelo na vida organizacional é que em algum momento de sua carreira, você vai ter um chefe ruim, ou, pelo menos, um chefe que é ruim para você. Chefes ruins vêm em todas as formas e tamanhos: ásperos e insensíveis, indecisos, incoerentes e injustos, os microgestores que sufocam a sua capacidade de realizar e crescer e os "gestores matadores" adeptos a contornarem cada problema difícil que vem a sua frente. Então, a pergunta não é se você vai ou não ter um chefe ruim. Pelo contrário, é como você vai responder quando você o tiver.

Diante de um chefe ruim, muitos gestores recuam solidarizando com os colegas de trabalho ou adotar uma atitude passiva do tipo "isto um dia passará". Ou, no caso de uma relação com um chefe extremamente ruim, eles são levados a abandonar o navio para assumir um emprego em outra empresa, muitas vezes com consequências negativas.

Seu ponto de partida para lidar com um chefe ruim é enfrentar algumas realidades importantes. Primeiro, o seu chefe, independentemente dele ser eficaz ou não, é um fator importante na sua capacidade de executar bem o seu trabalho e ele desempenha um papel fundamental na formação das percepções dos gerentes superiores sobre o seu desempenho e indicação como potencial sucessor. Em segundo lugar, na maioria das organizações é difícil, se não impossível, para um subordinado mudar de chefe em curto prazo. Frequentemente, se você fizer algum esforço, verá que o seu gerente tem alguma habilidade especial em seu conjunto de valores como gerente, por exemplo, uma estreita relação com um cliente-chave ou conhecimentos específicos que o chefe não tem. Como resultado, ao invés de ficar desmoralizado ou procurar o apoio dos pares com o seu tormento, é melhor tomar medidas para tentar resolver a situação de forma proativa.

Comece fazendo um diagnóstico do seu trabalho. Quais são os objetivos e interesses do seu chefe? O que ele mais valoriza? Um senso de urgência e atenção aos detalhes são necessários a todos antes de avançar em uma iniciativa? Como é que ele recebe e processa a informação: leitura, atualizações verbais ou análise baseada em fatos? Como é que ele toma decisões: analiticamente ou com base na aprovação dos staffs de confiança? Quais são as questões críticas para ele e quais delas ele está preparado para delegá-lo com apenas atualizações periódicas? Ao ajudar o seu chefe a atingir seus objetivos, comunicá-lo ativamente nas questões que ele se preocupa e fazê-lo em seu estilo preferido, você pode começar a construir a confiança dele e fazer uma relação imperfeita aceitável para um período de tempo em que vocês estiverem trabalhando juntos. Além disso, tente identificar a base de conhecimentos e experiências do seu chefe e transmita o desejo de aprender com ele. Muitas vezes, quando um chefe se sente valorizado e confiante de que ele está recebendo todas as informações que necessita para fazer o seu trabalho, as sementes de uma relação mais positiva são semeadas.

Claramente, no entanto, estas táticas não são infalíveis e em alguns casos você pode necessitar de uma mudança de área dentro de sua organização. Ao fazer isso, certifique-se de que seu chefe saiba sobre seus objetivos de carreira e as discussões de carreira que você já teve com outros gerentes. Seu chefe pode ou não concordar com seus objetivos de carreira. No entanto, informar o seu chefe sobre conversas anteriores sobre carreiras torna mais fácil para você marcar reuniões com outros gerentes com quem você tem um relacionamento, uma vez que não vai parecer que você está indo sem ele saber. Em tais reuniões, seja profissional, mas faça com que os gerentes saibam você estaria interessado em prosseguir uma nova missão, mais cedo ou mais tarde. Nessas conversas ouça qualquer informação que possa lançar luz sobre as ações de seu chefe e tente saber se o comportamento dele é temporário ou bem definido.

Por exemplo, seu chefe pode estar na berlinda com o superior dele ou preocupado com uma possível reestruturação da organização. A menos que você conheça muito bem um gerente, tenha cuidado para não criticar diretamente o seu chefe. No entanto, se você alcançou o ponto onde você nem precisa encontrar um novo gerente ou deixar a empresa, deixe de expressar o seu forte desejo de mudar para uma nova missão. Se você é uma pessoa com alto desempenho, provavelmente a empresa irá retê-lo, um pequeno aumento em seu senso de urgência na busca de um novo papel na empresa pode muito bem sinalizar aos outros gerentes que é hora de intervir.

Lidando com um chefe ruim pode ser um dos mais estressantes acontecimentos de sua carreira. No entanto, você pode aprender com esta experiência. Em seu estudo histórico, as lições da experiência: Como executivos de sucesso se desenvolveram no trabalho, Morgan McCall, Mike Lombard, e Ann Morrison descobriram que ter um chefe ruim era na verdade parte das mais formativas experiências de desenvolvimento de um futuro líder uma vez que esses líderes foram capazes de identificar as formas que eles não desejariam ser quando gerentes. Além disso, as técnicas descritas para a construção de um relacionamento com um chefe ruim (com foco nos objetivos e valores do gerente; decifrar como ele processa as informações e toma decisões) também podem ser aplicadas para moldar as relações de trabalho mais produtivas com os pares que você precisa trabalhar na organização.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

 Acessado em 01 de Jul. 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...