Pular para o conteúdo principal

Série Ferramentas de Gestão: Carta de Controle


Gráfico de Controle ou Carta de Controle


Ferramenta que mostra o desempenho do processo. Avalia se o comportamento de um processo, em termos de variação, é (ou não) previsível.

O processo está sob controle se:

-      Todos os pontos estão dentro dos limites estabelecidos
-      A disposição dos pontos, dentro dos limites, é aleatória

O processo não está sob controle se:

-      Existir periodicidade (subidas e descidas) em intervalos regulares de tempo
-      Existir tendência para cima ou para baixo
-      Existe deslocamento (mudança no nível de desempenho)

Existem dois tipos de gráfico de controle – um para valores contínuos e outro para valores discretos(Quadro 1):


Quadro 1 – tipos de gráficos de controle

Fonte: Pessoa (2010)

Em qualquer tipo de gráfico de controle os limites de controle são calculados pela seguinte fórmula:

Valor médio +/- 3 (desvio padrão)

O desvio-padrão é o da variação devido a causas comuns. Este tipo de gráfico é chamado de gráfico de controle 3 sigma e, estatisticamente, 99,73% das ocorrências estarão entre os limites superior e inferior de controle.
A Figura 1 apresenta um exemplo de um gráfico de controle com seu elementos:


Figura 1 – Exemplo de gráfico de controle
      Fonte: Pessoa (2010)


            Ao analisar um gráfico de controle devemos observar:

-      Quando todos os valores marcados no gráfico estão dentro dos limites, sem qualquer tendência particular, o processo é considerado sob controle. Entretanto, se os pontos incidirem fora dos limites de controle ou apresentarem uma disposição atípica, o processo é julgado fora de controle.
-      A qualidade de um produto gerado por um processo está sujeita a variação e suas causas podem ser classificadas em dois tipos:

-      Causas comuns: a variação devida a causa comum é inevitável e inerente ao processo.
-      Causas especiais: a variação devida a causa especial é evitável e significa que existem fatores relevantes a ser investigados.

REFERÊNCIAS

PESSOA, Gerisval A. Notas de aula da disciplina PDCA e Seis sigma: metodologia e ferramentas da qualidade. São Luís: FAMA, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...