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As atividades diárias que tornam os CEOs bem-sucedidos

O que torna o CEO efetivo? A questão foi estudada extensivamente, por Oriana Bandiera, Stephen Hansen, Andrea Prat e Raffaella Sadun (HBR). No entanto, ainda sabe-se muito pouco sobre como os CEOs se comportam no dia-a-dia e como seu comportamento se relaciona com o sucesso ou o fracasso das empresas que eles conduzem. Estudos anteriores geralmente tiveram limitações. Alguns foram de pequenas amostras, ou dependeram fortemente da interpretação dos pesquisadores para classificar diferentes "tipos" de executivos.
Nesta pesquisa, foram usados dados de pesquisa de mais de 1.000 CEOs em seis países e o desempenho financeiro de suas empresas para explorar essas questões. E a evidência sugere que os CEOs gerenciais são, em média, menos efetivos do que os líderes que ficam em nível mais alto.
O conjunto de dados da pesquisa inclui todas as atividades que um CEO realiza em uma semana, bem como se foi planejado com antecedência e quem mais estava envolvido para determinar quais as diferenças no comportamento dos CEOs são mais importantes. Foi avaliado se você tivesse que explicar o comportamento do CEO dividindo-os em dois tipos, como você faria isso?
A classificação que se buscou assemelha-se bastante à distinção de John Kotter entre "gerentes" e "líderes". O primeiro tipo de comportamento - gerentes - inclui relativamente mais visitas às instalações fabris, interações com empregados na gestão da cadeia de suprimentos e reuniões com clientes e fornecedores. O outro tipo - líderes - incluem relativamente mais interações com executivos de alto nível das organizações, comunicações e planejamento pessoais e virtuais e reuniões com uma ampla variedade de funções internas e partes interessadas externas. Os dados não insistem em classificar CEOs estritamente como um tipo. Em vez disso, foi usado um índice que classifica cada CEO como uma mistura dos dois tipos.

O que os CEOs fazem o dia todo?

Em média, cerca de um quarto do dia dos CEOs são gastos sozinhos, incluindo o envio de e-mails. Outros 10% são gastos em assuntos pessoais e 8% são gastos de viagem. O restante (56%) são gastos com pelo menos uma outra pessoa, que envolve principalmente reuniões, a maioria das quais é planejada antes do tempo. Cerca de um terço do tempo que os CEOs passam com os outros é um a um; dois terços é com mais de uma outra pessoa. (Estes dados incluem o dia de trabalho completo de um CEO, não apenas o tempo no escritório.)
Os departamentos mais comuns para os CEOs são a produção (35% do tempo gasto com outros), marketing (22%) e finanças (17%). As reuniões mais comuns com funções externas são clientes (10%) e fornecedores (7%).

Mas, os CEOs variam consideravelmente em cada um destes, e o modelo da pesquisa divide o comportamento do CEO nos dois grupos mencionados acima, líderes e gerentes e, em seguida, marca cada CEO como sendo graus de cada um.

Qual tipo de CEO é melhor para as empresas?

Quando analisado o tipo de CEO e o desempenho financeiro das empresas e contabilizados outras variáveis, incluindo a indústria, país e tamanho da empresa, descobriu-se que os CEOs que se inclinam mais para o "líder" do que o "gerente" gerem empresas mais produtivas e mais lucrativas. E, para como surpresa, essas diferenças de comportamento anteriormente ignoradas entre os CEOs têm uma grande associação com a produtividade da empresa, cerca de um quinto do impacto dos insumos de capital de uma empresa (máquinas, equipamentos, edifícios, etc.). Os CEOs líderes simplesmente funcionam em melhores empresas? Foram analisados dados anteriores e posteriores para as empresas onde um novo CEO foi nomeado, e descobriu-se que a nomeação de um CEO líder foi seguida por maior produtividade. O efeito apareceu três anos depois, o que sugere que os líderes estão fazendo o trabalho duro de mudar as empresas.

Um tipo de CEO é sempre melhor?

Até agora, você pode concluir que os melhores CEOs não ficam atolados nos detalhes da gestão do dia-a-dia e, em vez disso, se concentram em tarefas de liderança de nível superior, como a convocação dos líderes das diferentes funções e estratégia de comunicação e visão.
Mas a imagem traçada pelos dados é realmente diferente dessa abordagem “um tamanho serve para todos”. Os líderes tendem a ser mais prevalentes em empresas maiores e em indústrias que são, em média, mais intensivas em habilidades e complexas, enquanto os gerentes tendem a administrar organizações mais pequenas e, em certa medida, mais simples (por exemplo:  indústrias caracterizadas por uma maior intensidade de tarefas rotineiras). Os dados revelam que muitos CEOs do tipo gerentes gerenciam empresas de sucesso.
Essas observações geram a hipótese que os diferenciais de desempenho capturados nos dados podem, em vez disso, ser devidos a imperfeições no desempenho do CEO adequado à organização. Algumas empresas precisam de grandes gerentes como CEOs, e outras precisam de CEOs de alto nível e estabelecem a visão. Mas, porque o mercado de CEOs está longe de ser perfeito, às vezes os gerentes, que são mais abundantes na amostra do que os líderes, acabam em um papel de líder e, portanto, afetam negativamente o desempenho da empresa que eles conduzem.
Em apoio a esta hipótese, os dados mostram que os lugares com mercados de trabalho menos efetivos para os CEOs geralmente estavam associados a uma maior disparidade no desempenho de empresas administradas por gerentes, em relação às empresas administradas por líderes. Embora não se possa dizer exatamente o que pode gerar essas fricções de alocação, empiricamente são importantes e sugerem que o encaixe entre os traços comportamentais da empresa e CEOs realmente é importante para o desempenho da empresa.

Os líderes que estabelecem a visão, convocam funções-chave e se comunicam efetivamente podem, em geral, ter um impacto significativo no desempenho da empresa, quando a configuração requer essas habilidades. Mas tão importante é entender e encontrar o ajuste certo entre o estilo de liderança do CEO e o que a empresa realmente precisa.


Fonte: Tradução livre e adaptação do texto original de


BANDIERA Oriana; HANSEN, Stephen, PRAT, Andrea e SADUN, Raffaella. A Survey of How 1,000 CEOs Spend Their Day Reveals What Makes Leaders Successful. HBR – Harvard Business Review. Disponível em> https://hbr.org/2017/10/a-survey-of-how-1000-ceos-spend-their-day-reveals-what-makes-leaders-successful?. Acessado em 13 de out de 2017.


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