Pular para o conteúdo principal

As 3 piores palavras que você nunca deveria dizer no trabalho



Existem três palavras que podem fazer as pessoas perderem o respeito por você em questão de segundos. Então, quais são as três palavras e por que são tão tóxicas?

Elas são "você está errado", ou de uma forma mais suave “eu não concordo” e se você as usar, garanto que há uma trilha de ressentimento a segui-lo. Esse ressentimento pode ser de colegas de trabalho, empregados, colegas e até mesmo clientes.

Toda vez que ouço alguém pronunciar estas três palavras, posso quase sentir a raiva crescendo e o crescente ressentimento da pessoa na extremidade da recepção.

Pode não ser óbvio para a pessoa que está dizendo isso, mas elas podem machucar alguém em um piscar de olhos, especialmente se é dito com uma pitada de agressão por trás delas.

Dizer "você está errado" quebra praticamente todas as regras de qualidade da interação humana. Ninguém quer se sentir como elas estão erradas e, pior ainda, ser dito que elas estão erradas acrescenta insulto à injúria.

Se as pessoas dizem isso no local de trabalho, bem, isso é apenas errado. Pessoalmente acredito que as pessoas que têm essa frase em seu repertório de "feedback pessoal" tendem a olhar o processo ou as pessoas de forma imatura cada vez que as usam.

Para começar, em sua opinião, que poderia ser você quem está errada, o que não significa que seja verdade, é apenas uma opinião. Em segundo lugar, mesmo se alguém esteja claramente errada, apontá-la como tal não faz muito bem, muito pelo contrário, a faz sentir-se pequena.

E, finalmente, dizer a alguém "você está errada" faz com que a pessoa quer provar que ela está certa, o que pode levar a argumentos, ou ainda pior, uma missão de ressentido para provar que o acusador está errado. O ciclo continua e todo mundo perde.

Da próxima vez que você vê alguém proferir as palavras "você está errado", pare um segundo para ver como estas palavras fazem você se sentir, mesmo que elas não sejam dirigidas a você. Da mesma forma, se você usar essas palavras, depois de serem ditas sinta o clima da conversa ficar escuro. É melhor terminar a conversa por aí.

Esta é apenas uma frase, é claro, e há outras que têm impacto considerável, de forma negativa. O mundo está se movendo em direção a uma maior conexão e envolvimento e a forma de falar com outras pessoas está se tornando cada vez mais importante; precisamos ter muito cuidado com o que falamos em cada interação.

Todos nós temos palavras que nos foram ditas durante a nossa vida e que a gente nunca esquece. Ter alguém em uma posição de autoridade e respeito que aponta um dedo e diz "você está errado" é certamente uma daquelas experiências que vão ficar na sua memória por um longo tempo.

Mesmo que a pessoa esteja errada ou você não concorde com a opinião dela, experimente dizer:  “Na minha opinião…”, soa bem melhor e não é tóxica. É apenas uma opinião.

REFERÊNCIAS: 

GRIFFITHS, Andrew. The 3 worst words you could ever say at work. Business Insider < http://www.businessinsider.com/the-3-worst-words-to-say-at-work-2015-11 > Acessado em 15 de Nov. 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...