O
feedback gerencial pode ser desconfortável para ser dado, mas com a técnica
certa pode ser transmitido de uma forma mais satisfatória. Para tal, evite cometer
um destes 10 erros comuns ao dar feedback aos outros, de acordo com “guia de
feedback que funciona, do Centro de Liderança Criativa”.
Erro nº 1: Que os empregados sejam os juízes do feedback. Transmitir um feedback
sem ações associadas em termos de julgamento coloca as pessoas na defensiva. E
você não saberá se transmitiu a mensagem certa ou errada.
Erro nº 2: Feedback muito vago. Orientações generalizadas e com frases clichés.
Seja específico sobre o comportamento observado. Se você quer realmente
encorajar alguém a repetir um comportamento produtivo, você tem que deixá-los
saber o que fizeram para que possam continuar fazendo isso.
Erro nº 3: Feedback passado pelos os outros. Ficar com a informação que você
sabe. Incluir nome de terceiros na transmissão do feedback só confunde o
destinatário, que então se pergunta por que os outros estão falando dele por trás
de suas costas.
Erro nº 4: Feedback negativo dado entre mensagens positivas. Pode parecer uma
boa ideia combinar o feedback negativo com mensagens positivas para minimizar o
impacto dos comentários negativos, mas o destinatário é inteligente o
suficiente para ler nas entrelinhas também.
Erro nº 5: Feedback exagerado com generalidades. Evite essas duas pequenas palavras,
"sempre" e "nunca". Elas colocam as pessoas na defensiva
porque normalmente existe uma vez ...
Erro nº 6: Feedback que busca entender os motivos por trás do comportamento.
Poderia ser um divórcio, o ressentimento sobre o avanço de um colega de
trabalho, ou neutralização, mas achar que sabe sobre as intenções e motivações
de alguém está errado e é provavelmente ineficaz.
Erro nº 7: Feedback longo demais. Saiba quando parar. As pessoas precisam de
tempo para processar a informação que receberam.
Erro nº 8: Feedback dado com uma ameaça implícita. Falar a alguém que o seu
trabalho está em perigo não reforça o bom comportamento ou ilustra o mau
comportamento. Ele só cria animosidade.
Erro nº 9: Feedback dado com humor impróprio. Você pode usar o sarcasmo como
um substituto para o feedback, especialmente se você está desconfortável em
transmiti-lo em primeiro lugar. Mantenha os comentários sarcásticos para si
mesmo.
Erro nº 10: O feedback é uma pergunta, não uma declaração. O feedback fraseado como
uma questão é muito indireto para ser eficaz. E pode mesmo ser interpretado
como sarcástico.
Aprender
com os erros é importante. Você já se deparou com algum desses erros comuns
durante a sua carreira?
REFERÊNCIAS:
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