Seis
Sigma é uma metodologia de gestão que permite às empresas utilizarem os dados
para eliminar defeitos em qualquer processo. Para um processo alcance Seis
Sigma, deve produzir 3,4 defeitos, isto é qualquer coisa fora de especificações
do cliente, por um milhão de oportunidades.
Seis
Sigma originalmente funciona por meio da utilização de metodologias como DMAIC,
que significa Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar e é usado para os
processos existentes e DMADV que é utilizado para novos processos e significa Definir,
Medir, Analisar, Projetar e Verificar. Alternativamente, pode se usar a
metodologia PDCA.
A
implementação da metodologia Seis Sigma em uma empresa oferece uma série de
benefícios. No entanto, existem seis principais vantagens que esta metodologia oferecerá
a qualquer empresa, listada a seguir:
1. Melhoria
da fidelidade do cliente
Qualquer
empresa quer manter seus clientes. De fato, este é um fator significativo na
determinação do sucesso de uma empresa. Mas, é claro, fidelização e retenção só
teremos com resultado de altos níveis de satisfação do cliente.
Pesquisas
sugerem as razões dadas pela maioria dos clientes para não voltar a um negócio
são a insatisfação com a experiência e atitude dos empregados. Muitas vezes, uma
empresa sequer saberá que tem um cliente insatisfeito. Eles simplesmente fazem
seus negócios em outros lugares.
A
implementação do Seis Sigma reduz o risco de sua empresa ter clientes
insatisfeitos, uma vez que a formação seja completa, poucas experiências devem
estar fora das suas especificações. Para conseguir isso, você pode considerar a
implementação de um estudo da voz do cliente, que ajuda a sua empresa entender
quais atributos de seus produtos são essenciais para a percepção da satisfação
do cliente.
2. Gestão
do Tempo
O
emprego da metodologia Seis Sigma em sua empresa pode ajudar os empregados a
gerenciarem o tempo de forma eficaz, resultando em um negócio mais em
empregados mais. Os usuários são convidados a definir metas específicas,
mensuráveis, atingíveis, realistas e em tempo (SMART) e, em seguida, aplicar os
princípios de dados de Seis Sigma para esses objetivos. Isso é feito por olhar
para três áreas-chave: Aprendizagem, desempenho e satisfação.
Por
exemplo, sob a aprendizagem, um praticante de Seis Sigma pode perguntar a si
mesmo; quantas vezes é que as interrupções me distanciam da minha tarefa e quantas
dessas interrupções exigem a minha atenção?
Da
mesma forma, nos termos do desempenho, eles podem considerar como suas práticas
podem ajuda-los a alcançar seus objetivos profissionais. Os usuários podem,
então, criar um plano de ação, cujo resultado pode ter empregados com até 30
por cento mais eficientes e que são mais felizes em si mesmos, tendo conseguido
um melhor equilíbrio entre vida e trabalho.
3. Redução do tempo de ciclo
Infelizmente,
a maioria das empresas que tem projetos acabam estendendo-se para além do seu
prazo original, muitas vezes porque há mudanças no escopo do projeto ou na mudança
na política de gestão.
Usando
a metodologia Seis Sigma, uma empresa pode criar uma equipe de empregados
experientes em todos os níveis da organização e de cada departamento funcional.
A estas equipes, então, são dadas a tarefa de identificar fatores que poderiam
afetar negativamente o projeto levando a longos tempos de ciclo.
Elas
podem então ser incumbidas de encontrar soluções para estes problemas
potenciais. Este método permite que a empresa crie ciclos mais curtos para
projetos e no prazo planejado. Muitas empresas relatam reduções nos tempos de
ciclo de até 35 por cento.
4. Motivação
Toda
empresa, que busca o sucesso, precisa de seus empregados para agir da maneira
certa, mas para os empregados o façam, deve haver motivação suficiente. De
fato, as organizações que estão dispostas a se envolverem totalmente com os empregados
demonstraram consistentemente aumento de 25 a 50% de produtividade.
A
metodologia Seis Sigma compartilha técnicas e ferramentas de solução de problema
que permite o desenvolvimento dos colaboradores e ajuda a criar um clima e
sistemas para a motivação dos empregados.
5. Planejamento
Estratégico
A
metodologia Seis Sigma pode ser parte integrante para a consecução de qualquer
visão estratégica. Depois que sua empresa tenha definida a declaração de missão
e realizou uma análise SWOT, a metodologia Seis Sigma pode ajudá-lo a se
concentrar em áreas de melhoria.
Por
exemplo, se sua estratégia de negócios é baseada em ser um líder de mercado em
custo, a metodologia Seis Sigma pode ser usada para melhorar os processos
internos, aumentar a produtividade, eliminar a complexidade desnecessária e
ganhar ou manter acordos de menores custos com fornecedores. Na verdade,
qualquer que seja a sua estratégia, a metodologia Seis Sigma pode ajudar a sua
empresa a ser melhor no que faz.
6. Gerenciamento
da cadeia de suprimentos
Como
mencionado anteriormente, o objetivo do Seis Sigma é ter uma taxa de defeito de
até 3,4 por milhão, e os seus fornecedores têm uma grande influência sobre se
este objetivo será alcançado. Uma das possíveis maneiras de reduzir o risco de
defeito é usar a metodologia Seis Sigma para reduzir o número de fornecedores,
já que este, por sua vez reduz o risco de defeitos.
Também
é importante compreender se o seu fornecedor está planejando implementar as
alterações. Por exemplo, uma mudança de máquinas pode ter um efeito como as
ondas de uma pedra atirada num lago. As empresas mais bem-sucedidas conduzem
suas melhorias Seis Sigma o mais distante possível ao longo da sua cadeia de suprimentos.
REFERÊNCIAS:
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