Pular para o conteúdo principal

Como ser uma pessoa eficiente e dinâmica com a atitude proativa



Em vez de reclamar, lembre-se destas 10 atitudes.

A linha divisória que separa empreendedores de sonhadores é tênue mas discernível. O que faz a diferença?

Atitude. Empreendedores têm uma atitude proativa que os diferenciam de meros sonhadores. Empreendedores são focados para o sucesso, não importa os obstáculos, e estão dispostos a darem o máximo de si e pagarem o preço do sucesso.

Aqui estão 10 dicas para revelar sua própria atitude proativa:

1.    Renegue o seu desprezo. Pessoas proativas buscam agressivamente soluções, e, neste processo, descobrem soluções criativas que outros nunca sequer tentaram encontrar. Ao invés de render-se na impotência, líderes proativos diligentemente superam os seus obstáculos.

2.    Pegue o touro pelos chifres. Pessoas proativas são destemidas. Eles vão direto para a fonte de sua solução. Direcionam suas energias e atenção para resolverem um problema com rapidez. Eles não esperam; eles iniciam.

3.    Saem da zona de lamentação. Pessoas proativas não vivem reclamando reclamando. Elas reconhecem que reclamar é futilidade e guardar suas mentes e bocas contra o que está gerando desperdício de tempo.

4.    Coloque-se no lugar do outro. Pessoas proativas têm empatia. Elas tentam ver qualquer situação do ponto de vista da outra pessoa, a fim de tomar as melhores decisões.

5.    Alimente a sua paixão. Pessoas proativas são imunes ao stress. Elas amam o que fazem, porque elas aprenderam a alimentar o fogo que os impedem de se moverem. O prêmio não é dado para a pessoa que é mais inteligente, nem para a pessoa com as vantagens em termos de recursos e posição, mas para a pessoa com paixão.

6.    Caminhe a segunda milha. Pessoas proativas superam as expectativas. Enquanto outras se contentar com uma solução aceitável, elas não estão satisfeitas até conseguirem o inimaginável. Elas definem as expectativas mais elevadas para si próprias do que as que são exigidas pelas pessoas ou situações ao seu redor.

7.    Saia da inércia e comece a fazer. Pessoas proativas tomam medidas. Enquanto outras são aleijadas por preocupação, medo e ansiedade, elas têm a coragem para avançarem. O momento perfeito quando tudo estiver seguro e garantido pode nunca chegar, então por que esperar por isso?

8.    Vá em frente. Pessoas proativas podem ajustar-se à mudança. Elas não são pegas reclamando sobre uma curva inesperada na estrada. Aceitam transição com uma perspectiva otimista.

9.    Siga até o fim. Pessoas proativas as pessoas não só iniciam, elas terminam. Têm iniciativas com a capacidade de concluírem o negócio.

10.  Espere um retorno, como resultado de seu compromisso. Se você fizer um compromisso total com a atitude proativa, o retorno virá. Compromisso apaixonado é contagioso, e os recursos se resolvem. Líderes comprometidos colhem recompensas e encontram portas abertas e são atraídos para a emoção e energia que emanam deles.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

MAXWELL, J. C. Instead of complaining, remember these 10 things. Success. Disponível em < http://www.success.com/article/john-c-maxwell-instead-of-complaining-remember-these-10-things > Acessado em 30 de Dez. 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...