Vender não se trata de trocar o
produto ou serviço por dinheiro do cliente. É a doação de si mesmo.
Os
clientes querem soluções para seus problemas, certo? Bem, sim, mas isso é o que
eles querem com o que você está vendendo. E, o que eles querem de você,
pessoalmente?
De
acordo com Bob Burg, autor de “Transforme
adversários em aliados: Conquiste as pessoas sem manipulação ou coerção”, seus
clientes querem que os cinco presentes abaixo:
1. Excelência
Os
clientes querem que você dê-lhes o seu melhor em tudo o que fizer. Nota: Eles
querem "o seu melhor", e não "o melhor", porque o que é "o
melhor" sempre depende do seu ponto de vista. O "seu melhor" é a
medida do seu desempenho contra o que você é capaz de realizar.
2. Consistência
Fazer
negócios, hoje, significa lidar com a mudança o tempo todo. No meio de tanta
incerteza, o seu presente de consistência não é apenas dar ao seu cliente uma
coisa a menos para ele se preocupar; ele faz de você um refúgio em meio à turbulência
do mercado.
3. Atenção
A
atenção é mais do que apenas atender o telefone. É a atenção aos detalhes, é a
atenção para as necessidades futuras, é a atenção para na qual você pode ajuda-lo
mais. Sua atenção informa aos clientes que eles são verdadeiramente importantes
em sua vida. Não há maior elogio.
4. Empatia
Empatia
significa ver o mundo do ponto de vista de outra pessoa, a compreensão de como
ela pensa e sente sobre a experiência que está tendo. Dando empatia você está
abrindo-se a relacionamentos mais profundos, mais fortes. Empatia é a raiz de
toda a amizade.
5. Valorização
Quando
você realmente valoriza seus clientes, você coloca-os em primeiro lugar. Procure
novas maneiras de servir, em vez de novas maneiras de vender. Lembre-se: Seus
clientes são a única razão que você está no negócio. É sempre sobre eles; nunca
é sobre você.
REFERÊNCIAS:
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