Se você não está preocupado
com o crescimento do seu negócio, alguém estará.
Já
faz quase duas décadas desde que Andy
Grove, ex-CEO da Intel, publicou
um dos melhores livros de negócios.
Em “Só
os paranoicos sobrevivem”, Grove fala
sobre "pontos de inflexão estratégica", o momento em que grandes
mudanças ocorrem (pense o sobre o que aconteceu com a indústria fonográfica quando
iTunes surgiu), e você tem que se
adaptar e responder rapidamente ou correr o risco de sair do negócio.
A
forma de não ser pego de surpresa, segundo Grove,
é entender que "só os paranoicos sobrevivem".
Ele está
certo, é claro.
O
problema é que somos apenas seres humanos. Quando alguma coisa tem o potencial
para atacar nossa criação, um de nossos produtos ou serviços, ou a própria
sobrevivência da nossa empresa, tendemos a rejeitá-la. Nós não queremos seriamente
considerar o quão horrível que poderia ser.
E
isso que o ameaça pode mão ser tão grande coisa que poderia arruiná-lo.
A
locadora de vídeo Blockbuster demorou
a levar a sério a Netflix, até que já
era tarde demais; nenhuma editora já pensou a força que a Amazon se tornaria.
Como
evitar esta situação?
Você
pode não ser capaz de fazer, pois é difícil para a maioria de nós imaginarmos
como poderíamos prestar atenção em coisas sem lógica.
Se
você pensar sobre como pode ser vulnerável, provavelmente escolherá por um
caminho tradicional, fazendo uma análise de SWOT:
Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
E,
apesar de que possa identificar as coisas fáceis (as pessoas querem um melhor
serviço), as grandes ameaças não são susceptíveis assim, porque você
simplesmente não pode imaginar o que poderia acontecer. É extremamente difícil
fazer uma lista de coisas que você não tenha pensado.
Tendo
em conta que, você precisa de alguma ajuda. Uma sugestão: Olhe para alguns dos
integrantes mais jovens da sua equipe, aqueles que não necessariamente sabem
como sua empresa e a indústria tradicionalmente funcionam, ou uma nova empresa que
lhe daria a tarefa de criar um novo produto, serviço ou empresa que poderia
torná-lo obsoleto.
Perguntas inteligentes
É
importante as mudanças sejam de sua responsabilidade, mas aqui estão cinco
perguntas que você pode levar em consideração:
1.
Se
uma empresa tem recursos ilimitados, como é que ela pode nos atacar? Onde é que
ela chegou primeiro? Onde somos mais vulneráveis?
2.
Se
estamos apenas entrando no mercado, com recursos extremamente limitados, que
produtos oferecer e como entraremos no mercado; ou seja, onde somos mais
fracos?
3.
Como
você saberia que os concorrentes estão atraindo o seu maior cliente? Quão
difícil você acha que isso seria possível?
4.
Qual
seria a melhor maneira de nos impedir de expandirmos (ou entrarmos em novos
mercados ou de impedir de atrairmos novos clientes)?
5.
Qual
empresa poderia nos colocar fora do negócio? Que grupo de pessoas você não contrataria
por poder provocar o maior dano para a empresa?
Faça
estas perguntas e tome ações adequadas com base nas respostas.
Tenha
certeza, se você não as fizer, um concorrente as fará, em seu detrimento.
Grove estava certo. Só os paranoicos
sobrevivem.
REFERÊNCIAS:
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