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5 perguntas difíceis que você deve fazer a sua equipe ainda hoje



Se você não está preocupado com o crescimento do seu negócio, alguém estará.

Já faz quase duas décadas desde que Andy Grove, ex-CEO da Intel, publicou um dos melhores livros de negócios.

Em “Só os paranoicos sobrevivem”, Grove fala sobre "pontos de inflexão estratégica", o momento em que grandes mudanças ocorrem (pense o sobre o que aconteceu com a indústria fonográfica quando iTunes surgiu), e você tem que se adaptar e responder rapidamente ou correr o risco de sair do negócio.

A forma de não ser pego de surpresa, segundo Grove, é entender que "só os paranoicos sobrevivem".

Ele está certo, é claro.

O problema é que somos apenas seres humanos. Quando alguma coisa tem o potencial para atacar nossa criação, um de nossos produtos ou serviços, ou a própria sobrevivência da nossa empresa, tendemos a rejeitá-la. Nós não queremos seriamente considerar o quão horrível que poderia ser.

E isso que o ameaça pode mão ser tão grande coisa que poderia arruiná-lo.

A locadora de vídeo Blockbuster demorou a levar a sério a Netflix, até que já era tarde demais; nenhuma editora já pensou a força que a Amazon se tornaria.

Como evitar esta situação?

Você pode não ser capaz de fazer, pois é difícil para a maioria de nós imaginarmos como poderíamos prestar atenção em coisas sem lógica.

Se você pensar sobre como pode ser vulnerável, provavelmente escolherá por um caminho tradicional, fazendo uma análise de SWOT: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

E, apesar de que possa identificar as coisas fáceis (as pessoas querem um melhor serviço), as grandes ameaças não são susceptíveis assim, porque você simplesmente não pode imaginar o que poderia acontecer. É extremamente difícil fazer uma lista de coisas que você não tenha pensado.

Tendo em conta que, você precisa de alguma ajuda. Uma sugestão: Olhe para alguns dos integrantes mais jovens da sua equipe, aqueles que não necessariamente sabem como sua empresa e a indústria tradicionalmente funcionam, ou uma nova empresa que lhe daria a tarefa de criar um novo produto, serviço ou empresa que poderia torná-lo obsoleto.

Perguntas inteligentes

É importante as mudanças sejam de sua responsabilidade, mas aqui estão cinco perguntas que você pode levar em consideração:

1.    Se uma empresa tem recursos ilimitados, como é que ela pode nos atacar? Onde é que ela chegou primeiro? Onde somos mais vulneráveis?

2.    Se estamos apenas entrando no mercado, com recursos extremamente limitados, que produtos oferecer e como entraremos no mercado; ou seja, onde somos mais fracos?

3.    Como você saberia que os concorrentes estão atraindo o seu maior cliente? Quão difícil você acha que isso seria possível?

4.    Qual seria a melhor maneira de nos impedir de expandirmos (ou entrarmos em novos mercados ou de impedir de atrairmos novos clientes)?

5.    Qual empresa poderia nos colocar fora do negócio? Que grupo de pessoas você não contrataria por poder provocar o maior dano para a empresa?

Faça estas perguntas e tome ações adequadas com base nas respostas.

Tenha certeza, se você não as fizer, um concorrente as fará, em seu detrimento.

Grove estava certo. Só os paranoicos sobrevivem.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

BROWN, P. B. 5 Tough questions you should ask your team today. Inc.com. Disponível em < http://www.inc.com/paul-brown/5-questions-you-should-ask-your-team-today.html?cid=sf01002  > Acessado em 19 de Jul. 2014.

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