Muitos executivos querem que suas
empresas sejam mais inovadoras. Uma nova ferramenta de avaliação pode ajudar a
identificar os pontos fortes e fracos de inovação da sua empresa.
Na
atualidade, os executivos querem que suas empresas sejam mais inovadoras. Eles
consomem pilhas de livros e artigos e participam de convenções e cursos sobre
inovação, na esperança de descobrirem o elixir do sucesso. Eles estão
impressionados com a capacidade das empresas relativamente jovens, como Google e Facebook que criaram produtos e serviços inovadores de mercado. E
eles se maravilham da forma como algumas empresas mais velhas, Apple, IBM, Procter & Gamble, 3M e
General Electric sempre se reinventam. E eles se perguntam: "Como é
que estas grandes empresas fazem isso?"
Depois
de estudarem a inovação em 759 empresas sediadas em 17 grandes mercados, os
pesquisadores Gerard J. Tellis, Jaideep
C. Prabhu e Rajesh K. Chandy descobriram que a cultura corporativa era um direcionador
muito mais importante da inovação radical do que o trabalho, o capital, o
governo ou a cultura nacional. Mas, para os executivos, essa conclusão leva a
mais duas perguntas: Primeiro, o que é uma cultura empresarial inovadora? E em
segundo lugar, se você não tem uma cultura de inovação, existe alguma maneira de
construí-la? Este artigo aborda as duas questões, oferecendo um modelo simples
de elementos-chave de uma cultura de inovação, bem como uma ferramenta prática de
avaliação 360 graus que os gestores podem utilizar para avaliar como a
cultura da sua organização está propícia à inovação e verificar em quais áreas
específicas a cultura poderia ser mais estimulada para a inovação.
Seis blocos para a construção de uma
cultura de inovação
Uma
cultura de inovação repousa sobre uma base de seis blocos: recursos, processos,
valores, comportamentos, clima e sucesso. Esses blocos de construção estão
dinamicamente ligados. Por exemplo, os valores da empresa têm um impacto sobre
o comportamento das pessoas, sobre o clima do ambiente de trabalho e sobre a
forma como o sucesso é definido e medido.
Quando
se trata de fomentar a inovação, as empresas geralmente têm dado grande atenção
para os recursos, processos e sucesso, os mais fácil de serem medidos, orientados
a ferramentas dos blocos de construção da inovação. Mas, frequentemente têm dado
muito menos atenção aos blocos orientados para as pessoas determinantes mais
difíceis de serem medidos, os valores, comportamentos e clima. Não
surpreendentemente, a maioria das empresas também tem feito um melhor gerenciamento
de recursos, processos e medição do sucesso da inovação do que os blocos orientados
para as pessoas. Como muitos gerentes descobriram, qualquer coisa que envolvem os
valores e comportamentos das pessoas e o clima do ambiente de trabalho é mais
intangível e de ser lidado. Como um CEO
colocou, "O material macio é o material duro." No entanto, essas difíceis
“questões relativas às pessoas” têm o maior poder de moldar a cultura da
inovação e criar uma vantagem competitiva sustentável.
1. Valores
Os
valores definem as prioridades e decisões, que são refletidas na forma como uma
empresa usa seu tempo e dinheiro. Empresas verdadeiramente inovadoras dedicam grande
parte do tempo do tempo e recursos financeiros em no empreendedorismo, promovendo
a criatividade e incentivando o aprendizado contínuo. Os valores de uma empresa
são menos que os líderes dizem ou que reportam nos relatórios anuais, do que
fazem e investem. Valores manifestam na forma como as pessoas se comportam e se
dedicam mais do que na forma como eles falam.
2. Comportamentos
Comportamentos
descrevem a forma como as pessoas agem em prol da inovação. Para os líderes,
estas atos incluem uma vontade de matar os produtos existentes com produtos novos
e melhores, energizar os empregados com uma vívida descrição do futuro e de
eliminar a burocracia. Para os empregados, as ações de apoio à inovação incluem
obstinação em superar barreiras técnicas, “arrecadar” recursos quando os
orçamentos são escassos e ouvir os clientes.
3. Clima
organizacional
O clima
é o teor de vida no ambiente de trabalho. Um clima inovador cultiva engajamento
e entusiasmo, desafia as pessoas a assumirem riscos dentro de um ambiente
seguro, promove a aprendizagem e incentiva o pensamento independente.
4. Recursos
Recursos
é constituído de três fatores principais: Pessoas, sistemas e projetos. Destes,
as pessoas, especialmente as "campeãs da inovação", são os mais
críticos, porque eles têm um forte impacto sobre os valores e clima da
organização.
5. Processos
Os
processos são o caminho que as inovações seguem como elas são desenvolvidas.
Estes podem incluir o conhecido “funil da inovação", usado para capturar e
filtrar ideias ou sistemas de seleção de estágios para revisão e priorização de
projetos e protótipos.
6. Sucesso
O
sucesso de uma inovação pode ser capturado em três níveis: Externo,
empresariais e pessoais. Em particular, o reconhecimento externo mostra o quão
bem uma empresa é considerada inovadora por seus clientes e concorrentes, e se
uma inovação valeu a pena financeiramente. Geralmente, o sucesso reforça os valores
da empresa, comportamentos e processo, o que por sua vez, orienta muitas ações
e decisões subsequentes: Quem será recompensado, as pessoas que serão contratadas
e os projetos que terão sinal verde.
REFERÊNCIAS:
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