É
importante motivar e recompensar seus melhores empregados, mas a promoção
realmente é a decisão certa?
Geralmente,
tanto na manufatura quanto nas operações de serviços, os empregados que
executam bem suas atividades muitas vezes são promovidos a um cargo de
liderança. A ideia é reconhecer os seus melhores empregados e promover talentos
internos.
Isso
faz sentido, já que uma pesquisa do instituto Gallup aponta que 70% dos empregados não são ativamente engajados
em seus papéis. As empresas com o engajamento dos empregados rotineiramente
desfrutam do aumento de pelo menos 22% de produtividade e redução de até 65% da
rotatividade(turnover).
Nem todo mundo é bom em gestão
Promover
os seus melhores empregados a cargos de gestão parece ser uma solução rápida
para mostrar a todos que você reconhece quem trabalha muito. Infelizmente,
muitas empresas descobrem da maneira mais difícil que nem todos os ótimos empregados
são também bons em gestão.
Gerenciar
pessoas, manter equipes no alvo e manter-se organizado requer um conjunto de
habilidades específicas. Só porque um empregado tem grandes talentos técnicos
ou é um superstar em vendas não se traduz automaticamente em capacidade de
gestão. Alguns empregados estarão à altura do desafio, enquanto outros vão
tropeçar e a produtividade vai cair.
Antes
de promover seus melhores empregados, faça a si mesmo estas sete (7) perguntas:
1. Os seus empregados estão alinhados
com os objetivos da empresa?
Como
gerente, o seu empregado com desempenho superior representará a empresa de uma
forma mais visível. Ele interpretará os objetivos da empresa para uma equipe e
garantirá o desdobramento correto dos objetivos organizacionais.
É
por isso que é importante o empregado em questão esteja estrategicamente
alinhado com os objetivos e a cultura da empresa. Se a cultura da empresa diz: “O
cliente sempre tem razão", então o gerente deve incorporar esta declaração
da missão.
2 . Será que os seus empregados têm
boas habilidades comportamentais?
Um
empregado pode impressioná-lo com sua magia em tecnologia, know-how em marketing, ou habilidades de vendas, mas isso nem
sempre se traduz em potencial de gestão.
Bons
gerentes precisam orientar o fluxo de trabalho, treinar os membros da equipe,
comunicar claramente os objetivos e manter todos na direção certa. Eles têm que
ser organizados e prontos para solucionar problemas.
Sem as
habilidades comportamentais elevadas, os empregados que estão sendo gerenciados
são propensos a se sentirem sem rumo e não reconhecidos, o que é uma má notícia
para a cultura da sua empresa.
3 . Podem ver a grande figura (têm
visão sistêmica)?
Como
uma abelha operária, você sabe que este empregado superior pode ou não implementar
tarefas estratégicas. Só porque um empregado se destaca no trabalho do dia a dia
de uma organização, não significa que vai ter grandes iniciativas que impactem os
objetivos estratégicos.
Como
gerente, o empregado terá de entender os direcionadores estratégicos e ajudar
toda a equipe a ver como seu trabalho se encaixa nos objetivos da empresa. Será
o trabalho do gerente comunicar os direcionadores estratégicos da empresa e
manter os empregados enxergando a floresta e não só as árvores.
4 . Eles podem ouvir?
A habilidade
de comunicação é importante, mas ouvir é essencial.
Os
gerentes precisam ouvir a sua liderança e seus subordinados que possam
comunicar claramente o fluxo de trabalho a sua equipe. Eles precisam não apenas
ouvir o que está sendo dito, mas entenderem o que é dito entre os empregados
que lideram. Precisam ouvir os problemas, as preocupações, e não deixar que os pequenos
problemas se transformem em enormes desafios.
Se
um gerente é mais focado no trabalho do que os seus empregados, isso pode
significar más notícias em um ambiente de gestão.
5 . Eles podem ajudar a sua empresa a
crescer?
Seus
gerentes precisam ser pensadores criativos e solucionadores de problemas, e não
apenas quando se trata de seu fluxo de trabalho direto. Antes de promover um
empregado, imagine o valor real que o empregado pode trazer para a sua
organização.
Eles
têm pensado em novas maneiras para enfrentar os desafios antigos? Eles trouxeram
novos negócios ou ajudaram sua empresa a agilizar os processos? Pensadores
criativos são grandes impulsionadores da empresa e podem ajudar a dinamizar uma
equipe de empregados em uma direção mais produtiva.
6 . Eles podem motivar uma equipe?
"Com
visão clara, confiança, segurança, é impossível perder", foi a frase
motivadora que o treinador de futebol Eric
Taylor usou no programa de televisão Friday
Night Lights. Seu gerente pode não ter que mentalizar uma equipe para
ganhar um grande jogo, mas eles precisam saber o que os empregados precisam para
se manterem motivados.
Com o
baixo engajamento em todos os negócios, os gerentes precisam entender o que fazer
para que seus empregados se envolvam e como estimula-los com os projetos. Alto
engajamento significa alta produtividade, então somente promova gerentes com a
capacidade de liderar e inspirar.
7 . Será que eles realmente querem
gerenciar?
Esta
é a pergunta mais importante, mas é tão óbvia que muitas empresas podem
ignorá-la completamente. Nem todo empregado estrela quer se tornar um gerente.
Um representante
de vendas de alto nível de desempenho pode ter se tornado valioso porque ele
realmente ama o trabalho que faz. Você quer recompensá-lo, dando-lhe uma
posição de gerente, mas o que realmente você está fazendo é levando-o para
longe do trabalho em que ele se destaca.
Se o
candidato não parece motivado para gerenciar, encontre outra maneira de
reconhecer e recompensar seu trabalho exemplar e encontre alguém mais adequado
ao estilo de vida de gestão.
Má
gestão pode realmente prejudicar a sua empresa, matar a moral dos empregados e
desmotivar a sua força de trabalho. Antes de promover alguém para um cargo de
gestão, faça a si mesmo estas sete perguntas, a fim de garantir que você está
tomando a decisão certa.
REFERÊNCIAS:
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