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Como conseguir um bom gerente? 7 coisas a fazer antes de promovê-lo



É importante motivar e recompensar seus melhores empregados, mas a promoção realmente é a decisão certa?

Geralmente, tanto na manufatura quanto nas operações de serviços, os empregados que executam bem suas atividades muitas vezes são promovidos a um cargo de liderança. A ideia é reconhecer os seus melhores empregados e promover talentos internos.

Isso faz sentido, já que uma pesquisa do instituto Gallup aponta que 70% dos empregados não são ativamente engajados em seus papéis. As empresas com o engajamento dos empregados rotineiramente desfrutam do aumento de pelo menos 22% de produtividade e redução de até 65% da rotatividade(turnover).

Nem todo mundo é bom em gestão

Promover os seus melhores empregados a cargos de gestão parece ser uma solução rápida para mostrar a todos que você reconhece quem trabalha muito. Infelizmente, muitas empresas descobrem da maneira mais difícil que nem todos os ótimos empregados são também bons em gestão.

Gerenciar pessoas, manter equipes no alvo e manter-se organizado requer um conjunto de habilidades específicas. Só porque um empregado tem grandes talentos técnicos ou é um superstar em vendas não se traduz automaticamente em capacidade de gestão. Alguns empregados estarão à altura do desafio, enquanto outros vão tropeçar e a produtividade vai cair.

Antes de promover seus melhores empregados, faça a si mesmo estas sete (7) perguntas:

1. Os seus empregados estão alinhados com os objetivos da empresa?

Como gerente, o seu empregado com desempenho superior representará a empresa de uma forma mais visível. Ele interpretará os objetivos da empresa para uma equipe e garantirá o desdobramento correto dos objetivos organizacionais.

É por isso que é importante o empregado em questão esteja estrategicamente alinhado com os objetivos e a cultura da empresa. Se a cultura da empresa diz: “O cliente sempre tem razão", então o gerente deve incorporar esta declaração da missão.

2 . Será que os seus empregados têm boas habilidades comportamentais?

Um empregado pode impressioná-lo com sua magia em tecnologia, know-how em marketing, ou habilidades de vendas, mas isso nem sempre se traduz em potencial de gestão.

Bons gerentes precisam orientar o fluxo de trabalho, treinar os membros da equipe, comunicar claramente os objetivos e manter todos na direção certa. Eles têm que ser organizados e prontos para solucionar problemas.
Sem as habilidades comportamentais elevadas, os empregados que estão sendo gerenciados são propensos a se sentirem sem rumo e não reconhecidos, o que é uma má notícia para a cultura da sua empresa.

3 . Podem ver a grande figura (têm visão sistêmica)?

Como uma abelha operária, você sabe que este empregado superior pode ou não implementar tarefas estratégicas. Só porque um empregado se destaca no trabalho do dia a dia de uma organização, não significa que vai ter grandes iniciativas que impactem os objetivos estratégicos.

Como gerente, o empregado terá de entender os direcionadores estratégicos e ajudar toda a equipe a ver como seu trabalho se encaixa nos objetivos da empresa. Será o trabalho do gerente comunicar os direcionadores estratégicos da empresa e manter os empregados enxergando a floresta e não só as árvores.

4 . Eles podem ouvir?

A habilidade de comunicação é importante, mas ouvir é essencial.

Os gerentes precisam ouvir a sua liderança e seus subordinados que possam comunicar claramente o fluxo de trabalho a sua equipe. Eles precisam não apenas ouvir o que está sendo dito, mas entenderem o que é dito entre os empregados que lideram. Precisam ouvir os problemas, as preocupações, e não deixar que os pequenos problemas se transformem em enormes desafios.

Se um gerente é mais focado no trabalho do que os seus empregados, isso pode significar más notícias em um ambiente de gestão.

5 . Eles podem ajudar a sua empresa a crescer?

Seus gerentes precisam ser pensadores criativos e solucionadores de problemas, e não apenas quando se trata de seu fluxo de trabalho direto. Antes de promover um empregado, imagine o valor real que o empregado pode trazer para a sua organização.

Eles têm pensado em novas maneiras para enfrentar os desafios antigos? Eles trouxeram novos negócios ou ajudaram sua empresa a agilizar os processos? Pensadores criativos são grandes impulsionadores da empresa e podem ajudar a dinamizar uma equipe de empregados em uma direção mais produtiva.

6 . Eles podem motivar uma equipe?

"Com visão clara, confiança, segurança, é impossível perder", foi a frase motivadora que o treinador de futebol Eric Taylor usou no programa de televisão Friday Night Lights. Seu gerente pode não ter que mentalizar uma equipe para ganhar um grande jogo, mas eles precisam saber o que os empregados precisam para se manterem motivados.

Com o baixo engajamento em todos os negócios, os gerentes precisam entender o que fazer para que seus empregados se envolvam e como estimula-los com os projetos. Alto engajamento significa alta produtividade, então somente promova gerentes com a capacidade de liderar e inspirar.

7 . Será que eles realmente querem gerenciar?

Esta é a pergunta mais importante, mas é tão óbvia que muitas empresas podem ignorá-la completamente. Nem todo empregado estrela quer se tornar um gerente.

Um representante de vendas de alto nível de desempenho pode ter se tornado valioso porque ele realmente ama o trabalho que faz. Você quer recompensá-lo, dando-lhe uma posição de gerente, mas o que realmente você está fazendo é levando-o para longe do trabalho em que ele se destaca.

Se o candidato não parece motivado para gerenciar, encontre outra maneira de reconhecer e recompensar seu trabalho exemplar e encontre alguém mais adequado ao estilo de vida de gestão.

Má gestão pode realmente prejudicar a sua empresa, matar a moral dos empregados e desmotivar a sua força de trabalho. Antes de promover alguém para um cargo de gestão, faça a si mesmo estas sete perguntas, a fim de garantir que você está tomando a decisão certa.


REFERÊNCIAS:      

Tradução e adaptação do texto original de:

MELHUISH, Robin.  What makes a good manager? 7 Things to ask before you promote.  TLNT. The business of HR. Disponível em< http://www.tlnt.com/2013/11/28/what-makes-a-good-manager-7-things-to-ask-before-you-promote/?utm_source=TLNT&utm_campaign=1c177b929c-tlnt-daily-bad-managers-sometimes-they-just-need&utm_medium=email&utm_term=0_087d6f0c22-1c177b929c-287621617 > Acessado em 01 de Dez. 2013.

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