Pular para o conteúdo principal

Cultura da empresa é importante para os gerentes de recrutamento e seleção



Cultura da empresa - o termo assumiu destaque na gestão empresarial. Mas, há razões para que a "cultura" tenha conquistado um lugar tão alto no vernáculo da carreira profissional: É real e é importante.

Embora possa parecer intangível, a cultura da empresa se manifesta em pequenas e grandes formas, de como as pessoas se vestem, como as decisões são tomadas e os empregados são recompensados.

Uma boa adequação cultural significa que seus valores, personalidade e estilo de trabalho estão em consonância com os interesses da sociedade e das pessoas que lá trabalham. Quão bem você se encaixar com a cultura da empresa tem muito a ver com o quão produtivo e feliz será em trabalhar lá.

Mas, o conceito de adequação cultural entra em cena muito antes que você realmente seja contratato. A adequação percebida, ou a falta dela, tem um papel importante em se conseguir um emprego em uma empresa particular, em primeiro lugar.

Para Tom Armour, especialista em RH, a adequação cultural é o "elemento mais importante na contratação de pessoas".

"Habilidades e experiência são muito importantes, mas se uma pessoa não se adapta com a cultura da empresa o contrato de trabalho normalmente será rescindido em questão de meses", diz Armour. “Ao contratar uma pessoa, reflita se esta é a pessoa que você gostaria de ter na equipe para os próximos cinco anos”.

Uma boa adequação cultural é um pré-requisito para saber se um candidato vai avançar no processo de entrevista. Habilidades específicas podem ser ensinadas, enquanto adequação cultural não.

Donn LeVie Jr, um experiente gerente de recrutamento e seleção, diz que a adequação cultural é uma consideração secundária, mas muito importante.

Para LeVie, autor de “confissões de um gerente de recrutamento e seleção”, adequação cultural vem depois de habilidades e experiência na avaliação de candidatos a emprego. Há casos em que um candidato que pode não ser uma boa opção cultural tem habilidades raras que um empregador precisa.

    "Pode ser uma pílula amarga para engolir", diz ele. "Ninguém quer contratar um candidato altamente qualificado que não demonstre, por meio da comunicação, atitude, qualidade do trabalho, compromisso com a missão e visão da empresa, mas isso acontece".

Se a pessoa que faz a chamada de emprego para você ser contratado considera a adequação cultural como prioritário para classificá-lo ou menor do que habilidades e experiência, o fato é inegável:  Os gerentes de recrutamento e seleção se preocupam com a adequação cultural.


REFERÊNCIAS:      

Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:

CAREEREALISM. Company culture is important to hiring managers. CareeBliss. Disponível em< http://www.careerealism.com/company-culture-hiring-managers/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+careerealism+%28CAREEREALISM%29  > Acessado em 09 de Jun. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...