Pular para o conteúdo principal

3 perguntas que apenas os melhores candidatos a emprego fazem



Em uma entrevista de emprego existem três perguntas muito difíceis que os melhores candidatos podem fazer.  Como executivo, esteja preparado para respondê-las, pois você não quer que um excelente candidato pense que seu futuro gerente seja tímido sobre o compartilhamento de informações internas da organização.  De acordo com Kathy Rapp elas são:

1.   Por que eu deveria deixar um trabalho que eu amo para vir trabalhar aqui?

Essa questão diz: Eu sou um candidato extremamente passivo, e você terá que realmente me convencer a continuar, mesmo no processo de entrevista. Ele também está pedindo transparência: Qual é a verdadeira história sobre a sua organização e a função do candidato?

2.   Quais seriam as minhas prioridades para os primeiros 6 a 12 meses?

O candidato fica intrigado. Ele está agora à procura de detalhes como seria o seu primeiro ano na organização. É também uma questão para testar se você (o gerente de contratação) realmente pensou nas prioridades e expectativas do cargo. É melhor ser capaz de responder a este questionamento, e com mais do que "eu quero que você construa relacionamentos".

3.   O que você diria a sua mãe, esposa ou ao melhor amigo sobre o porquê gosta de trabalhar aqui e como foi o seu pior dia aqui?

São na realidade duas perguntas em uma: É uma questão sobre cultura, e é também a verdadeira questão, aquela em que o candidato quer ver se você pode sair do modo de entrevista para a realidade. Este é o lugar onde o candidato não só aprende sobre a cultura, mas o seu estilo e como você lida com o bom e o ruim. É sondagem, mostra interesse, e indica que eles querem saber sobre as coisas legais e não tão legais da sua cultura.

Entrevistas de emprego geralmente são desgastantes. Ela pode ser melhorada quando há diálogo real entre o entrevistador e o entrevistado.

Aos gerentes de recrutamento: A fim de selecionar os melhores talentos para a sua empresa, você não só tem que estar preparado para fazer perguntas interessantes, mas talvez o mais importante, avaliar os tipos de perguntas que estão sendo feitas pelos candidatos e dar respostas significativas.

E os candidatos: Se você quer ser colocado na categoria “impressionante”, tem que acelerar o seu jogo também. Pense em quantas vezes o entrevistador foi questionado em média pelos candidatos sobre "oportunidades de treinamento e desenvolvimento". Se você recebeu um olhar fixo, não se esqueça deste momento e descubra perguntas mais intrigantes para a próxima vez que você estiver sendo entrevistado.

REFERÊNCIAS:      

Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:

RAPP, Kathy. 3 Questions freakin’ awesome candidates ask. Disponível em< http://fistfuloftalent.com/2013/04/3-questions-freakin-awesome-candidates-ask.html > Acessado em 16 de Jun. 2013.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Busines

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el